sexta-feira, 8 de abril de 2022

Socialismo Científico



O socialismo científico, criado por Karl Marx e Friedrich Engels, propõe a análise científica do capitalismo, visando a sua superação.

O socialismo científico, também conhecido como marxismo, afasta-se do socialismo utópico por propor uma "ciência" da revolução. Seu propósito é o de determinar as leis que regem as organizações sociais do capital, seu surgimento e manutenção para, a partir daí, buscar meios para sua superação.

O socialismo científico foi determinante para o desenvolvimento da sociologia e das demais ciências sociais ao longo do século XX.

A partir dessa teoria, o comunismo aparece como uma fase cientificamente previsível da história. Do mesmo modo que o socialismo se estabeleceria a partir da superação da fase capitalista.

O socialismo marxista tem como fundamento teórico o materialismo histórico, que propõe um conhecimento racional do mundo e o desvelamento dos antagonismos existentes na sociedade.

Por meio da análise das formações econômicas do passado (como o feudalismo), o materialismo histórico persegue a lei dos fenômenos sociais.

Seu objetivo é entender como ocorrem os processos históricos, as leis que regem a morte e o surgimento de novas organizações sociais. O socialismo e o comunismo surgem como consequência necessária do movimento dialético (contraditório) da história.

Segundo o socialismo científico, o conhecimento da história, para resultar nas transformações sociais desejadas, deve se ligar à ação política. Cabe à classe social majoritária, o proletariado (classe trabalhadora), assumir seu protagonismo e determinar a ordem social a partir de seu próprio interesse.

Segundo Marx, só a classes trabalhadora, através da ação revolucionária, poderia solucionar o conflito da sociedade capitalista, promovendo a sua superação.

 

Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!

Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco

Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário