A região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A região se encontra na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito elevada durante o ano todo. Nessa região, em geral, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semi-árido e equatorial úmido.
Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os Estados da região. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.
Clima semi-árido: abrange especialmente a região central do Nordeste, onde as temperaturas são elevadas durante o ano todo, as chuvas são irregulares e há ocorrência de prolongada estiagem.
Clima equatorial úmido: é identificado em uma restrita área da região localizada a oeste do Maranhão que sofre influência do clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.
Quanto à cobertura vegetal, a região apresenta várias configurações. Ao longo das áreas litorâneas são encontradas mangues, vegetação de dunas, etc. Em locais que ocorre o clima tropical, como no centro-oeste da região, é encontrado o Cerrado. Nas regiões onde prevalece o clima semi-árido encontra-se a Caatinga. E no extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
Fonte: Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário