- Consiste em absorver energia de um composto inorgânico e formar um composto orgânico.
- É um processo autotrófico realizado por bactérias quimiossintetizantes.
- Os seres que realizam esse processo são chamados de Quimioautotróficos, que são aqueles que produzem seu próprio alimento não pela fotossíntese, mas pela quimiossíntese.
Como ocorre?
A bactéria absorve energia (elétrons) de um composto inorgânico, provocando sua oxidação. Essa energia será utilizada para transformar CO2 e H2O em matéria orgânica (açúcar), esse açúcar pode ser usado pela bactéria para realizar fermentação, respiração celular, para a produção de ATP.
Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio localizado nas proteínas da planta (produtor) é consumido por um consumidor primário (ex: rato) e este é presa de um consumidor secundário (ex: cobra). Esse nitrogênio chega ao solo através da excreta ou morte do animal. Através da decomposição, as substâncias nitrogenadas são transformadas em amônia pela ação de fungos e bactérias decompositoras. Há a liberação do nitrogênio (N2) atmosférico através da ação das bactérias desnitrificantes, e esse N2 passa por um processo de biofixação que transforma ele em amônia, esse processo é realizado por bactérias ou cianobactérias que podem estar associadas às raízes das plantas que aproveitam diretamente essa amônia ou livres no solo ou na água. A amônia é transformada em nitrito pelas bactérias nitrosomonas, e esse nitrito é transformado em nitrato pelas nitrobacter que é associado pelas plantas repetindo o ciclo.
Fonte: BioDNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário