Camaleão-pantera (Furcifer pardalis) é uma espécie de camaleão nativa de Madagascar.
Sua dieta é composta por artrópodes como grilos, larvas de moscas e baratas.
Sua coloração varia naturalmente de acordo com a localização geográfica (temperatura, clima e luz) em que se encontra. Os machos são os mais coloridos, enquanto as fêmeas, normalmente, podem ser encontradas em tons marrons, com toques em pêssego, rosa ou laranja.
Sua língua é especializada em prender insetos em sua superfície e é disparada a 1600 km/h. Sua extremidade é repleta de muco.
Quando dois machos entram em contato, automaticamente suas cores mudam e seus corpos inflam, com o objetivo de afirmar o seu domínio. Posteriormente, o perdedor recua e ambos voltam às suas cores normais.
O acasalamento ocorre durante todo o ano, porém, na costa leste de Madagascar, costuma acontecer durante a primavera e o verão (de outubro a março). Os machos cortejadores exibem um clareamento de cores, com coloração listrada, destacando-se (semelhante em exibições territoriais a machos rivais) e começam a sacudir a cabeça verticalmente quando uma fêmea aparecer.
A cópula dura de 10 a 30 min. As fêmeas retêm esperma por dois ou mais ciclos férteis.
As fêmeas desta espécie, após o acasalamento, mudam de cor para sinalizar que não querem acasalar, de modo a adquirirem coloração escura com listras cor-de-rosa ou alaranjadas. São postos de 10 a 40 ovos por desova, que demoram de 5 a 14 meses para eclodir.
Gostou? Siga @superreforco no Instagram, curta e salve está postagem e compartilhe com seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário