O socialismo utópico foi uma corrente de pensamento criada por Robert Owen (1771 – 1858), Saint-Simon (1760 – 1825) e Charles Fourier (1772 – 1837). Nascido no início do século XIX, o socialismo utópico surgiu da crítica ao capitalismo e tentou encontrar soluções para os problemas da sociedade industrial.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra Utopia de Thomas More, sendo que a utopia, usada de forma pejorativa, é referente a algo que não existe ou não pode ser alcançado.
Esses primeiros socialistas tinham em mente a construção de uma sociedade mais harmônica, justa e de abundância pautada pelo comunitarismo e distribuição igualitária dos recursos.
Marx e Engels, embora reconhecessem a importância desses pensadores, distanciaram-se deles, acusando-os de "fantasiar" sobre o futuro da sociedade.
Marx e Engels criticavam nos socialistas utópicos o fato deles ignorarem as contradições existentes na sociedade e a importância da luta de classes, não apresentando, concretamente, um caminho viável para o socialismo.
Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Nenhum comentário:
Postar um comentário