A segunda-feira, 22 de abril de 2024, marca a 54ª edição do Dia da Terra, uma iniciativa para destacar a importância de nosso planeta e a conservação de seus ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Esta celebração mobiliza um bilhão de pessoas a cada ano e é apoiada por um enorme movimento ambiental e social internacional. A Earth Day Network lembra que atualmente são produzidas 380 milhões de toneladas de plástico por ano, enquanto apenas 9% do plástico produzido até agora foi reciclado. Sob o slogan "Planeta versus Plástico", a organização pede uma redução de 60 % no uso desse material até 2040 para ajudar a solucionar a mudança climática.
Para minimizar o impacto poluente desse material, a Rede Dia da Terra está incentivando:
- Promova uma ampla conscientização pública sobre os danos causados pelo plástico a toda a biodiversidade e exija mais pesquisas sobre suas implicações.
- Eliminar todos os plásticos de uso único até 2030 e cumprir esse compromisso de eliminação gradual no Tratado da ONU sobre Poluição por Plástico até 2024.
- Exigir políticas que acabem com a moda rápida e a enorme quantidade de plástico que ela utiliza.
- Investir em tecnologias e materiais inovadores para alcançar um mundo sem plástico.
Assim como o Dia do Meio Ambiente em 5 de junho, o Dia Internacional da Biodiversidade em 22 de maio ou o Dia Internacional das Florestas em 21 de março, o Dia Mundial da Terra —também chamado Dia Internacional da Mãe Terra— conta um enorme componente simbólico, com passeatas, comícios e eventos voluntários, mas representa muito mais que isso. No dia 22 de abril, são programadas milhares de ações com um impacto real sobre nosso meio ambiente: ação climática para o respeito e cuidado dos recursos naturais como a água ou as florestas, bem como para a redução das nossas emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas.
São alguns dos diversos e firmes gestos realizados para, juntos, prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas, com o objetivo de ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e evitar a extinção em massa. Trata-se de uma série de pequenas metas que podem ser perfeitamente compreendidas dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as quais o Super Reforço está comprometido de maneira ativa.
Como participar do Dia da Terra
E o que eu posso fazer para o Dia da Terra? Existem diversas opções quanto pessoas, organizações e contextos para ajudar na restauração terrestre enquanto os líderes políticos decidem tomar medidas decisivas para reduzir as emissões de carbono a nível global. Abaixo, enumeramos cinco ideias destacadas este ano pela Rede Dia da Terra como inspiração.
Alfabetização climática
A educação ambiental, aliada a uma forte educação cívica, construirá um mercado consumidor sustentável, criará empregos verdes e permitirá que os cidadãos se envolvam com seus governos para enfrentar a crise climática. A Rede Dia da Terra destaca especificamente a importância de aumentar a conscientização sobre o impacto negativo da produção e do uso do plástico.
Redução do consumo de plástico
A contaminação plástica é uma das maiores ameaças que enfrentamos hoje. Cabe a nós mudar nossas atitudes e comportamentos do nosso entorno para pôr um fim aos plásticos de uso único ou descartáveis e aumentar a conscientização sobre seus efeitos nocivos ao nosso meio ambiente.
Plantação de árvores
O reflorestamento é uma poderosa alternativa contra a desertificação do planeta. A campanha de reflorestamento do Dia da Terra plantou dezenas de milhões de árvores desde 2009 com o The Canopy Project, trabalhando ao redor do mundo para fortalecer as comunidades.
Contribuir para a limpeza global
Atualmente existem centenas de iniciativas de limpeza ou cleanup nas quais é possível se juntar a outras pessoas para coletar lixo, plásticos e resíduos humanos de espaços naturais. Encontre aqui a iniciativa mais próxima de você e participe!
Consumir moda sustentável
A indústria da moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo, daí a importância de consumir e promover a moda sustentável – em oposição à moda rápida (fast fashion) –, que é aquela que garante uma cadeia de fornecimento ecológica e socialmente responsável, seguindo práticas sustentáveis em abastecimento, produção, distribuição, comercialização e consumo.
PARA SABER MAIS, ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS, SIGA O SUPER REFORÇO E FALE CONOSCO!
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco
Nenhum comentário:
Postar um comentário