O Universo Hormonal Feminino #1: Estrogênio - A Essência Feminina em Forma de Hormônio


O Universo Hormonal Feminino #1: Estrogênio - A Essência Feminina em Forma de Hormônio


O estrogênio é um dos hormônios presentes no corpo humano. Portanto, ele está presente tanto em mulheres quanto em homens e crianças. Contudo, no público com sistema reprodutor feminino, o estrogênio está presente em maior quantidade.

Outra diferença é que nas mulheres a produção ocorre nos ovários. No caso dos demais, ela pode ocorrer em outras áreas do corpo, como no tecido adiposo, pele, fígado, testículos e muitas outras.

Função

A produção do estrogênio ocorre a partir do colesterol, uma gordura existente no corpo. Assim, ele atua na regulação do ciclo menstrual. O sinal de que ele está ativo no organismo é percebido com a primeira menstruação da mulher.

Desse momento em diante, ele contribui para o desenvolvimento dos seios, crescimento dos pelos pubianos e outras características. Tudo isso é importante para que as mulheres que desejarem se preparem para a gravidez. O estrogênio também exerce diversas outras funções, como:

  • controle do colesterol;
  • crescimento;
  • aumento da produção de oleosidade na pele.

Tipos de estrogênio

Os estrogênios conseguem exercer diversas funções por serem divididos em mais de um tipo, que se adaptam conforme as necessidades do corpo. Eles são os seguintes:

  • estradiol — é o mais ativo, principalmente no ciclo menstrual e durante a gravidez;
  • estriol — é o principal estrogênio durante a gravidez sendo produzido a partir da placenta;
  • estetrol — também é relevante para mulheres grávidas sendo produzido a partir do fígado fetal;
  • estrona — é considerado mais fraco, e é produzido na placenta e no ovário, durante a menopausa e pós-menopausa, ele se torna o principal estrogênio do corpo.

Excesso do estrogênio 

Conforme mencionado, cada hormônio feminino tem a sua importância, e eles devem atuar segundo as necessidades do corpo. Por exemplo, durante a menstruação até a ovulação os níveis de estrogênio são mais elevados.

Isso explica as alterações como pele e cabelo oleosos, baixo astral, aumento da libido e muitas outras. Após a liberação do óvulo, os níveis de estrogênio são reduzidos e o corpo também passa por mudanças. Contudo, a diminuição costuma ser considerada normal pós-menstruação.

Por outro lado, algumas pessoas passam pelo aumento excessivo do estrogênio por conta de desvios genéticos. Normalmente, esse quadro é percebido na puberdade, refletido nas mulheres em desconforto nas mamas, retenção de líquido e maior propensão para doenças.

Deficiência do estrogênio

O organismo feminino pode passar por uma diminuição considerável do estrogênio, é o caso da menopausa e pós-menopausa. Isso causa sintomas no corpo como a secura vaginal, alterações de humor, ondas de calor e maior risco para a osteoporose.

A menopausa é um processo natural que leva à diminuição do estrogênio. Mas ainda é importante tomar cuidado e ter acompanhamento médico para verificar a necessidade de reposição hormonal. Além disso, outros fatores podem se relacionar com a deficiência do estrogênio, como a síndrome de ovário policístico, câncer na glândula adrenal etc.


CONTEÚDOS EXCLUSIVOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SIGA O SUPER REFORÇO E FALE CONOSCO!

Siga-nos no Instagram!Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!

Curta a nossa Fan Page!Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco

Nenhum comentário:

Postar um comentário