#SuperReforcoEmSuaCasa: Vogais (1º Ano Fundamental)

Queridos alunos e responsáveis, hoje vamos estudar um assunto muito importante: as vogais! Vamos conhecer seus sons e suas representações.

Como no conteúdo anterior, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem e ajudem seus filhos na leitura e escrita!

As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.

Os bebês, por exemplo, enquanto ainda não sabem falar, produzem sons em uma tentativa de comunicação. Esses sons são vogais. Representadas pelas letras A, E, I, O e U, elas são essenciais e indispensáveis para a formação de uma sílaba.

VOGAIS

Observe na primeira coluna da figura a seguir a representação das vogais maiúsculas cursivas e na segunda coluna a representação minúscula cursiva das respectivas vogais.


(É hora do Papai e da Mamãe ou de outra pessoa mais velha que esteja ajudando, copiar com letra bem legível em um caderno e solicitar para que os pequenos copiem as vogais! Não esqueçam de pronunciar as vogais e solicitar que a criança repita).

Após a criança copiar, o responsável deverá dar exemplos de palavras que iniciem por cada vogal. Sugerimos que se possível imprimam figuras para ilustrar. A criança aprende melhor ouvindo e visualizando!

Como sugestão temos as figuras que aparecem na imagem anterior:
A de abelha.
E de elefante.
I de iguana.
O de onça.
U de urso.

Outros exemplos:
A de abraço.
E de escola.
I de ilha.
O de olho.
U de unha.

Agora vamos mostrar as respectivas vogais em letra de imprensa para que a criança saiba identificar.

Imagem relacionada

Mais uma vez o responsável deve apresentar as vogais e novamente formar frases para que a criança identifique seus sons no início das palavras:
A de avião.
E de escova.
I de igreja.
O de óculos.
U de uva.


Agora iniciando outra sequência de atividades com as vogais, começando pela A, essa atividade começa com uma rima pra chamar atenção da criançada, falando assim “Uma abelhinha tão linda faz um mel assim docinho, por isso vou caprichar nesse A bem redondinho…” Legal né? Aí as linhas de caligrafia com a vogal em minúscula e maiúscula para eles irem treinando.

Agora a vogal E, a segunda das vogais com a riminha dizendo “Uma escova tão fofinha, tão amiga dos dentinhos, Me lembra de caprichar e fazer o E direitinho…” As rimas são sempre bem legais e interessantes para falar às crianças, com o E na minúscula e maiúscula também.

Quase finalizando a sequência das atividades, agora a letra e vogal I, com a rima dizendo assim: “Veja que ilha tão linda! Que lugar cheio de vida! Vou traçando a letrinha e desta forma divertida!” Realmente com a rima se torna mais divertida, e sempre em minúscula e maiúscula para eles treinarem em ambas as formas.

Essa agora sobre a vogal O, sempre com a rima antes que chama atenção das crianças e deixa a atividade mais divertida, essa aqui fala “A menina usa óculos e fica tão bonitinha… Óculos se escreve com O, vou traçando essa letrinha…” para ir treinando a escrita da letrinha em maiúscula e minúscula. 

Olha que legal essa aqui também sobre a vogal U, com uma rima antes falando sobre a uva, “Uma fruta tão docinha e com nome tão curtinho, eu sei que começa com U. Vou escrever rapidinho…” Com as linhas de caligrafia com a letra em minúscula e maiúscula para as crianças irem copiando e depois nas últimas linhas podem ir escrevendo a palavra Uva.

Veja este exemplo de atividade:

Em nosso site você encontrará exemplos de atividades com as vogais!
E na próxima postagem, depois que nossos pequenos estiverem afiados nas vogais, vamos estudar os encontros vocálicos!
Bons estudos e até a próxima!

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