O concurso PC PE poderá ter o seu edital anunciado já neste mês de abril. A previsão foi dada pela secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.
Vale destacar que os preparativos estão bem avançados e, embora ainda não tenha sido confirmada a banca organizadora, as tratativas são em prol de realizar os concursos da Segurança Pública o quanto antes.
A fala da secretária sobre o anúncio do concurso PC PE em abril foi dada durante o Debate Super Manhã, na Rádio Jornal.
"Esperamos que, agora em abril, possamos fazer o anúncio de novos concursos com muitas vagas".
Vale lembrar que estão previstas oportunidades nas quatro corporações: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica Científica.
"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos Estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os 10 em número de efetivo até o fim da gestão e para isso precisaremos de concursos regulares", disse Carla Patrícia.
Ainda segundo a titular da pasta, foi dito que o governo de Pernambuco pretende abrir concursos a cada dois anos para a Segurança Pública.
"Estamos fazendo um planejamento junto com a Secretaria de Planejamento (Seplag) para que, pelo menos, de dois em dois anos tenhamos concursos públicos para as polícias".
Novo concurso PC PE já está autorizado
Antes de deixar o posto, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, chegou a confirmar uma autorização que contempla todos os concursos da Segurança PE, visando edital no ano de 2022. Ao todo, são 4.741 vagas para as quatro corporações.
Na Polícia Civil, o aval visa o preenchimento de 1.587 vagas, sendo:
- 1.200 vagas para agentes;
- 300 vagas para escrivães;
- 50 vagas para peritos papiloscopistas;
- 47 vagas para delegados.
O concurso será destinado a contratação efetiva. Entretanto, ainda não se sabe quando os candidatos serão nomeados, mas isso deve acontecer somente em 2023, haja vista a quantidade de etapas presente em um concurso de Segurança Pública.
Conforme informado recentemente pela deputada Gleide Ângelo, o concurso da Polícia Civil de Pernambuco já tem banca organizadora definida. A seleção deve avançar com os preparativos, pois é aguardado o anúncio do nome da escolhida.
A parlamentar chegou a garantir que, com este avanço, o edital seria publicado em 2022 - o que não aconteceu. Por este motivo, agora ela pede máxima urgência.
"Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)", disse a deputada em suas redes sociais.
Segundo Gleide, algumas bancas que enviaram suas propostas foram: Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).
Provas previstas para em 2023
Era grande a expectativa para que o edital e as etapas fossem concluídos em 2022, mas já não há mais tempo hábil para aplicar provas e nomeações.
Recentemente, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já foi dado pelo governador para toda essa etapa preliminar.
"Esse movimento de complemento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível."
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Fonte: Folha Dirigida
Nenhum comentário:
Postar um comentário