Dada uma função f: AB, dizemos que f é par se, e somente se, f(x)=f(-x) para todo x A. Ou seja: os valores simétricos devem possuir a mesma imagem. O diagrama a seguir mostra um exemplo de função par:
Por exemplo, a função f: IRIR definida por f(x)=x2 é uma função par, pois f(x)=x2=(-x)2=f(-x). Podemos notar a paridade dessa função observando o seu gráfico:
Notamos no gráfico que existe uma simetria em relação ao eixo vertical. Elementos simétricos têm a mesma imagem. Os elementos 2 e –2, por exemplo, são simétricos e possuem a imagem 4.
Por outro lado, dada uma função f: AB, dizemos que f é ímpar se, e somente se, f(-x)=-f(x) para todo x A. Ou seja: valores simétricos possuem imagens simétricas. O diagrama a seguir mostra um exemplo de função ímpar:
Por exemplo, a função f: IRIR definida por f(x)=x3 é uma função ímpar, pois f(-x)=(-x)3=-x3=-f(x). Podemos notar que a função é ímpar observando o seu gráfico:
Notamos no gráfico que existe uma simetria em relação a origem 0. Elementos simétricos têm imagens simétricas. Os elementos 1 e –1, por exemplo, são simétricos e possuem imagens 1 e –1 (que também são simétricas).
Obs: Uma função que não é par nem ímpar é chamada função sem paridade.
Exercício resolvido:
Classifique as funções abaixo em pares, ímpares ou sem paridade:
a) f(x)=2x
f(-x)= 2(-x) = -2x f(-x) = -f(x), portanto f é ímpar.
f(-x)= 2(-x) = -2x f(-x) = -f(x), portanto f é ímpar.
b) f(x)=x2-1
f(-x)= (-x)2-1 = x2-1 f(x)=f(-x), portanto f é par.
f(-x)= (-x)2-1 = x2-1 f(x)=f(-x), portanto f é par.
c) f(x)=x2-5x+6
f(-x)= (-x)2-5(-x)+6 = x2+5x+6
f(-x)= (-x)2-5(-x)+6 = x2+5x+6
Como f(x)f(-x), então f não é par.
Temos também que –f(x)f(-x), logo f não é ímpar.
Por não ser par nem ímpar, concluímos que f é função sem paridade.
Por não ser par nem ímpar, concluímos que f é função sem paridade.
Fonte: Só Matemática
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