Regras do Vôlei: Capítulo 4 - Ações de Jogo


8. Situações de Jogo
8.1 Bola em Jogo

A bola está em jogo desde o momento do golpe do saque. autorizado pelo primeiro árbitro.

8.2 Bola Fora de Jogo

A bola está fora de jogo no momento da falta, que é apitada por um dos árbitros; na ausência da uma falta, no momento do apito.

8.3 Bola "Dentro"

A bola é considerada "dentro" quando toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação.

8.4 Bola "Fora"

A bola é considerada "fora" quando:

8.4.1 parte da bola que toca o solo está totalmente fora das linhas de delimitação;

8.4.2 toca um objeto fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora do jogo;

8.4.3 toca as antenas, cabos de fixação, postes ou a própria rede fora das antenas/faixas laterais;

8.4.4 cruza o plano vertical da rede, total ou parcialmente, fora do espaço de cruzamento, exceto no caso da Regra 10.1.2.

8.4.5 cruza completamente o espaço sob a rede.

9. Jogando a Bola
Cada equipe deve jogar dentro dos limites de sua própria área e espaço de jogo (exceto Regra 10.1.2). A bola pode, contudo, ser recuperada além da zona livre.

9.1 Toques da Equipe

Um toque é considerado como qualquer contato com a bola por um jogador em jogo.

A equipe tem direito, no máximo, a três toques (além do bloqueio - Regra 14.4.1) para retornar a bola. Se mais forem usados, a equipe comete a falta de: “QUATRO TOQUES”.

9.1.1 Contatos Consecutivos

Um jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivamente (exceto Regras 9.2.3, 14.2 e 14.4.2).

9.1.2 Contatos Simultâneos

Dois ou três jogadores podem tocar a bola no mesmo momento.

9.1.2.1 Quando dois (três) jogadores da mesma equipe tocam a bola simultaneamente, são contados dois (três) toques (exceto no bloqueio). Se eles tentam atingir a bola, e somente um a toca, um toque é contado. Uma colisão de jogadores não constitui falta.

9.1.2.2 Quando dois oponentes tocam a bola simultaneamente sobre a rede e a bola continua em jogo, a equipe receptora tem o direito a outros três toques. Se a bola vai "fora", é falta da equipe colocada no lado oposto.

9.1.2.3 Se toques simultâneos entre dois oponentes sobre a rede acarretam uma "BOLA PRESA", acontece uma “FALTA DUPLA” e o “rally” é repetido.

9.1.3 Toque Apoiado

Dentro da área de jogo não é permitido a um jogador apoiar-se em um jogador de sua equipe ou qualquer estrutura/objeto para alcançar a bola.

Todavia, o jogador que estiver para cometer uma falta (tocar a rede ou cruzar a linha central, etc.) pode ser parado ou retido por um companheiro de equipe.

9.2 Características do Toque

9.2.1 A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.

9.2.2 A bola não deve ser retida nem/ou lançada. Pode ser devolvida em qualquer direção.

9.2.3 A bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente.

Exceções:

9.2.3.1 no bloqueio, contatos consecutivos podem ocorrer entre um ou mais jogadores, desde que estes contatos ocorram durante a mesma ação;

9.2.3.2 no primeiro toque da equipe, a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, contanto que os contatos ocorram durante a mesma ação.

9.3 Faltas ao Jogar a Bola

9.3.1 QUATRO TOQUES: uma equipe toca a bola quatro vezes antes de retorná-la;

9.3.2 TOQUE APOIADO: um jogador apóia-se em um companheiro de equipe ou em qualquer estrutura/objeto dentro da área de jogo para alcançar a bola.

9.3.3 BOLA PRESA: a bola é retida e/ou lançada; ela não é rebatida pelo toque

9.3.4 DUPLO CONTATO: um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola toca consecutivamente várias partes de seu corpo .

10. Bola em Direção à Rede
10.1 Bola Cruzando a Rede

10.1.1 A bola enviada para a quadra adversária deve passar por cima da rede, dentro do espaço de cruzamento. O espaço de cruzamento é a parte do plano vertical da rede, assim delimitado:

10.1.1.1 abaixo, pelo bordo superior da rede;

10.1.1.2 lateralmente, pelas antenas e seu prolongamento imaginário;

10.1.1.3 acima, pelo teto.

10.1.2 A bola que cruza o plano da rede para a zona livre do adversário total ou parcialmente em direção ao espaço externo, pode ser recuperada dentro dos toques da equipe desde que:

10.1.2.1 a quadra adversária não seja tocada pelo jogador;

10.1.2.2 a bola, quando retornada, cruze o plano da rede novamente total ou parcialmente pelo espaço externo do mesmo lado da quadra.

A equipe adversária não pode interferir nesta ação.

10.2 Bola Tocando a Rede

Enquanto cruza a rede, a bola pode tocá-la.

10.3 Bola na Rede

10.3.1 A bola enviada para a rede, pode ser recuperada dentro do limite dos três toques da equipe .

10.3.2 Se a bola rasga as malhas da rede ou a derruba, o "rally" é anulado e repetido.

11. Jogador na Rede
11.1 Invasão sobre a Rede

11.1.1 No bloqueio, o bloqueador pode tocar na bola além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.

11.1.2 Depois de um golpe de ataque, é permitido ao jogador passar as mãos além da rede, desde que o contato tenha sido feito dentro do seu próprio espaço de jogo.

11.2 Penetração Sob a Rede

11.2.1 É permitido penetrar no espaço adversário sob a rede, desde que isto não interfira no jogo do adversário.

11.2.2 Penetração na quadra adversária além da linha central:

11.2.2.1 é permitido tocar a quadra adversária com o(s) pé(s) ou mão(s), desde que alguma parte dele(s) permaneça(m) em contato ou diretamente sobre a linha central;

11.2.2.2 é proibido tocar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo.

11.2.3 Um jogador pode entrar na quadra adversária depois que a bola estiver fora de jogo.

11.2.4 Os jogadores podem penetrar na zona livre do adversário, desde que eles não interfiram no jogo do oponente.

11.3 Contato com a Rede

11.3.1 O contato de um jogador com a rede não é considerado falta, a não ser quando esse contato ocorre durante a ação de jogar a bola ou quando interfere na jogada.

Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais os jogadores não tocam realmente a bola.

11.3.2 Após o jogador ter golpeado a bola, ele pode tocar os postes, cabos de fixação ou qualquer outro objeto fora do comprimento total da rede, desde que esta ação não interfira no jogo.

11.3.3 Quando a bola é dirigida para a rede e causa um contato da rede com um adversário, não há falta.

11.4 Faltas dos Jogadores na Rede

11.4.1 um jogador toca a bola ou um adversário no espaço adversário, antes ou durante o golpe de ataque do adversário;

11.4.2 um jogador penetra no espaço do adversário sob a rede e interfere no jogo do adversário;

11.4.3 um jogador penetra na quadra adversária ;

11.4.4 um jogador toca a rede ou a antena durante sua ação de jogar a bola ou interfere na jogada;

12. Saque
O saque é o ato de colocar a bola em jogo pelo jogador de trás, à direita, posicionado na zona de saque .

12.1 Primeiro Saque de um Set

12.1.1 O primeiro saque do 1º set, bem como o do set decisivo (o 5º) é executado pela equipe determinada pelo sorteio .

12.1.2 Os outros sets começam com o saque da equipe que não sacou primeiro no set anterior.

12.2 Ordem de Saque

12.2.1 Os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.

12.2.2 Depois do primeiro saque do set, o sacador é determinado como segue:

12.2.2.1 quando a equipe que sacou vence o "rally",o jogador (ou seu substituto) que sacou antes, saca novamente;

12.2.2.2 quando a equipe que recebeu o saque vence o "rally", ganha o direito de sacar e roda antes de sacar. O jogador que se move da linha de frente direita para a de trás direita, sacará.

12.3 Autorização do Saque

O primeiro árbitro autoriza o saque após verificar se as duas equipes estão prontas para jogar e se o sacador está com a posse da bola.

12.4 Execução do Saque

12.4.1 A bola deve ser golpeada com uma das mãos ou com qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima com a(s) mão(s).

12.4.2 Somente um lançamento ou soltura da bola é permitido. Quicar a bola ou movimentá-la nas mãos é permitido.

12.4.3 No momento do golpe de saque ou da impulsão para o saque em suspensão, o sacador não pode tocar a quadra (inclusive a linha de fundo) nem o piso fora da zona de saque. Após o golpe, o sacador pode pisar ou cair fora da zona de saque ou dentro da quadra.

12.4.4 O sacador deve golpear a bola dentro de 8 segundos após o primeiro árbitro apitar para o saque.

12.4.5 O saque efetuado antes do apito do árbitro é anulado e repetido.

12.5 Barreira

12.5.1 Os jogadores da equipe sacadora não podem impedir os adversários, através de barreira individual ou coletiva, de verem o sacador ou a trajetória aérea da bola.

12.5.2 Um jogador ou grupo de jogadores da equipe sacadora faz(em) uma barreira ao mover(em) os braços, saltar(em) ou deslocar(em)-se para os lados, durante a execução do saque, ou permanecerem agrupados para encobrir a trajetória aérea da bola.

12.6 Faltas Cometidas Durante o Saque

12.6.1 Faltas de saque

As seguintes faltas acarretam uma troca de saque mesmo que o adversário esteja fora de posição. O sacador:

12.6.1.1 viola a ordem de saque;

12.6.1.2 não executa o saque corretamente;

12.6.2 Faltas após o golpe de saque

Depois da bola ter sido golpeada corretamente, o saque torna-se faltoso (exceto se um jogador está fora de posição) ,se a bola:

12.6.2.1 toca um jogador da equipe sacadora ou não cruza o plano vertical da rede completamente através do espaço de cruzamento;

12.6.2.2 vai "fora";

12.6.2.3 passa sobre uma barreira .

12.7 Faltas Cometidas Depois do Saque e Faltas de Posição

12.7.1 Se o sacador comete uma falta no momento do golpe de saque (execução imprópria, ordem de rotação errada, etc.) e o oponente está fora de posição, é a falta de saque que é sancionada.

12.7.2 Em vez disto, se a execução do saque foi correta, mas o saque torna-se faltoso (vai fora, vai sobre uma barreira, etc.), a falta de posição foi cometida primeiro e é sancionada.

13. Golpe de Ataque
13.1 Golpe de Ataque

13.1.1 Todas as ações que enviam a bola para o adversário, exceto o saque e o bloqueio, são consideradas como golpes de ataque.

13.1.2 Durante o golpe de ataque, é permitido "colocar" a bola com a ponta dos dedos, somente se a bola é claramente golpeada e não carregada ou lançada.

13.1.3 O golpe de ataque é completado no momento em que a bola cruza completamente o plano vertical da rede ou é tocada por um adversário.

13.2 Restrições ao Golpe de Ataque

13.2.1 Os jogadores da frente podem completar um golpe de ataque a qualquer altura, desde que o contato com a bola tenha sido feito dentro do próprio espaço de jogo (exceto Regra 13.2.4).

13.2.2 Um jogador de trás pode completar um ataque a qualquer altura atrás da zona de frente:

13.2.2.1 no seu impulso, o(s) pé(s) do jogador não deve(m) tocar nem ultrapassar a linha de ataque.

13.2.2.1 após seu golpe, o jogador pode cair dentro da zona de frente .

13.2.3 Um jogador de trás também pode completar um golpe de ataque na zona de frente se, no momento do contato, a bola não está completamente mais alta do que o bordo superior da rede.

13.2.4 Nenhum jogador pode completar um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e completamente acima do bordo superior da rede.

13.3 Faltas do Golpe de Ataque

13.3.1 Um jogador golpeia a bola dentro do espaço de jogo da equipe adversária.

13.3.2 Um jogador golpeia a bola para "fora".

13.3.3 Um jogador de trás completa um golpe de ataque de dentro da zona de frente se, no momento do golpe, a bola está inteiramente mais alta do que o bordo superior da rede.

13.3.4 Um jogador completa um golpe de ataque ao saque adversário, quando a bola está na zona de frente e inteiramente mais alta do que o bordo superior da rede .

13.3.5 Um Líbero completa um golpe de ataque se, no momento do golpe, a bola está inteiramente mais alta do que o bordo superior da rede.

13.3.6 Um jogador completa um golpe de ataque mais alto que o bordo superior da rede, quando a bola é proveniente de um passe de voleio (toque) de um Líbero que está na sua zona de frente .

14. Bloqueio
14.1 Bloquear

14.1.1 Bloquear é a ação dos jogadores próximos à rede de interceptar a bola vinda do adversário, estendendo-se mais alto que o bordo superior da rede. Somente aos jogadores da linha de frente é permitido completar um bloqueio.

14.1.2 Tentativa de bloqueio

Uma tentativa de bloqueio é a ação de bloquear, sem tocar a bola.

14.1.3 Bloqueio efetivo

Um bloqueio é efetivo quando a bola é tocada por um bloqueador

14.1.4 Bloqueio coletivo

Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si , e é efetivo quando um deles toca a bola.

14.2 Contatos do Bloqueio

Contatos consecutivos (rápidos e contínuos) com a bola podem ocorrer entre um ou mais bloqueadores, desde que os contatos ocorram durante uma ação.

14.3 Bloqueio Dentro do Espaço Adversário

Ao bloquear, o jogador pode colocar suas mãos e braços além da rede, desde que sua ação não interfira no jogo do adversário. Assim, não é permitido tocar a bola além da rede até o adversário ter executado um golpe de ataque.

14.4 Bloqueio e Toques da Equipe

14.4.1 Um contato de bloqueio não é contado como um toque da equipe. Conseqüentemente, depois do contato do bloqueio, a equipe tem o direito a três toques para retornar a bola.

14.4.2 O primeiro toque após o bloqueio pode ser dado por qualquer jogador, inclusive por aquele que tocou a bola no bloqueio.

14.5 Bloqueando o Saque

Bloquear um saque adversário é proibido.

14.6 Faltas de Bloqueio

14.6.1 O bloqueador toca a bola no espaço adversário, antes e o simultaneamente ao golpe de ataque do adversário;

14.6.2 Um jogador de trás ou um Líbero bloqueia ou participa de um bloqueio efetivo;

14.6.3 Bloquear o saque do adversário;

14.6.4 A bola é enviada para "fora";

14.6.5 Bloquear a bola dentro do espaço adversário, por fora das antenas;

14.6.6 Um Líbero tenta um bloqueio individual ou coletivo.


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