O twitter não é fácil de definir. Talvez seja mais fácil compreendê-lo na prática, ou seja, aderindo a esta rede de socialização virtual que é muito útil, principalmente, para quem mantém um microblogging – espécie de blog que propicia uma constante atualização textual através de pequenas mensagens, com no máximo 140 caracteres, com o objetivo de tornar o público que o acessa cada vez mais inteirado das novidades.
Assim, é possível que os usuários deste sistema remetam e recebam novas mensagens de seus contatos pessoais, sempre sob a forma de textos curtos, chamados de ‘tweets’. Esta interação é empreendida na Internet ou no SMS – Serviço de Mensagens Curtas, emitidas entre celulares digitais, destes para mecanismos denominados handhelds, ou mesmo de um telefone fixo para outro.
A pessoa interessada em utilizar o twitter deve inicialmente gerar uma conta no site e revelar o que está realizando neste exato instante. Para aprofundar seu uso ela deve seguir os passos de seus amigos na rede, ingressando na página que compete a cada um deles, clicando para isso na expressão ‘follow’. À medida que um novo contato é incluído nesta teia, o usuário passa a ser acessado por mensagens deste novo integrante; cada um destes textos, e as respostas a eles, são rastreados por todos os seguidores destes internautas.
Se alguém deseja emitir um texto direcionado para outro internauta específico, é recomendável que ele insira @usuariodapessoa no alto de sua mensagem; assim também seu destinatário se verá obrigado a seguir o envio deste breve comunicado, ou não conseguirá ler o conteúdo do que lhe está sendo remetido.
Todas as mensagens são enviadas e recebidas em tempo real; constantes atualizações dos usuários são recepcionadas por meio do site oficial, do RSS – subgrupo de ‘dialetos’ em código XML (linguagem que tem como meta tornar mais acessível a troca de informações no universo virtual), que tem como função agrupar informações -, do SMS ou de programas voltados para este fim. Na Internet é possível realizar este compartilhamento de dados gratuitamente, mas no SMS, dependendo da operadora do celular em questão, o serviço pode ser cobrado.
O Twitter foi elaborado por Jack Dorsey – outrora um desconhecido programador de softwares -, em 2006. Desde então essa teia de comunicações virtuais se tornou cada vez mais célebre e vastamente utilizada por aqueles que navegam na Internet em busca de compartilhamento de informações.
Algumas pessoas costumam se referir a ele como o ‘SMS da Internet’. Não é possível empreender uma avaliação precisa da quantidade de internautas que recorrem ao twitter, pois seus administradores não revelam o total das contas abertas e em completo funcionamento.
Em fevereiro de 2009 este sistema foi considerado pelo blog Compete.com a terceira rede mais utilizada globalmente. Ela só perde para o Facebook, que atingiu a primeira colocação, e para o MySpace, eleito na segunda posição. Vários outros sites têm sido criados na rasteira do êxito de espaços virtuais como estes.
Fonte: InfoEscola
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