Europa

A Europa é conhecida como um continente, porém tecnicamente deveria ser somente uma enorme península localizada a oeste da Eurásia (nome oriundo da junção entre Europa e Ásia), a maior concentração de terras emersas do mundo.

Geograficamente, o continente europeu não se encontra separado por acidentes geográficos como acontece com a Oceania e a América - que tem o oceano como meio de separação de territórios. A Europa está ligada fisicamente com o continente asiático. Desse modo, o que os classificam como continentes distintos são na verdade os aspectos culturais e históricos.

O continente em questão possui um limite territorial com o Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste.

O território em que se encontra a Europa ocupa uma área de 10,3 milhões de Km2, espaço geográfico limitado se comparado aos outros continentes. O continente europeu é bastante dividido politicamente, uma vez que são 48 países independentes presente no interior do mesmo. Em decorrência da fragmentação do território, existem países que tem em seu poder áreas restritas. Tal fato proporcionou o surgimento de micro-países, como Andorra, com 453 km2; Malta, com 315 km2; Liechtenstein, com 160 km2; San Marino, com 60,5 km2; Mônaco, com 1,95 km2; e o menor país do planeta, o Vaticano, com 0,44 km2. Realidade que não vale para a Rússia, tendo em vista que esse país detém o maior território do continente e do mundo, ocupa cerca de 40% da área total da Europa.

O continente europeu está situado totalmente no hemisfério norte, praticamente todos os países se encontram na parte oriental. Localizado na zona temperada da Terra e uma parte no círculo polar Ártico.

Apesar de a maioria dos países europeus serem limitados espacialmente, os mesmos se tornaram importantes nações no cenário mundial, dentre elas Alemanha, França, Itália e Reino Unido, países que integram o G-7 mais um (G-8).

Autor: Wagner De Cerqueira E Francisco
Fonte: Mundo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário