Projeto atende cerca de 200 crianças de 5 a 13 anos de idade (Foto: Divulgação) |
Renato Ailton, de 12 anos, quer ser médico quando crescer. Para isso, ele sabe que precisa estudar muito. Como não tem computador em casa, o menino de Limoeiro, Pernambuco, faz suas pesquisas da escola nos computadores do Instituto Padre Luis Cecchin. Lá, Renato é uma das 200 crianças beneficiadas pelo projeto Educação – Incentivo à leitura/Formação de biblioteca, apoiado pelo Criança Esperança em 2015.
– Aqui eles ensinam muita coisa para a gente. Eu agora conheço mais os livros e aprendo coisas diferentes. Minhas notas melhoraram muito. E eu posso usar o computador para fazer pesquisa da escola. A última que eu fiz foi sobre o São João. Se eu não frequentasse o centro, ia ter que pagar uma lan house para usar o computador e fazer os trabalhos da escola – conta Renato.
No espaço, as crianças contam com brinquedoteca, livros e computadores. O objetivo do projeto é oferecer um espaço lúdico, educativo e de acessibilidade às novas tecnologias como campo de aprendizado. É o que conta a educadora social Elenilda Xavier:
– O projeto é bem amplo e na brinquedoteca as crianças têm um espaço mais livre. Lá, elas podem ter contato com as novas tecnologias, usar o computador para ler livros online e fazer pesquisas escolares. A partir disso, vamos puxando outras atividades, como teatro, recreação com jogos educativos e sessões multimídia, onde apresentamos vídeos e filmes. Outro dia, passamos vídeos sobre o bullying e conversamos sobre o assunto com os maiores. Com as crianças menores, passamos vídeos para, por exemplo, elas aprenderem a escrita das palavras. Aqui elas aprendem brincando – explica.
As atividades desenvolvidas na brinquedoteca pretendem favorecer também o convívio social (Foto: Divulgação) |
As atividades desenvolvidas na brinquedoteca, como oficinas de incentivo à leitura, jogos pedagógicos, vídeos e filmes pretendem favorecer também o convívio social enquanto trabalham de forma lúdica. João Vitor, de 12 anos, diz que a vida ficou mais divertida depois que começou a frequentar o Instituto.
– A gente lê livros, usa o computador, assiste a filmes, joga e brinca. O projeto me ajuda na escola porque quando tem pesquisa eu venho fazer o trabalho aqui. Se eu tiver uma dúvida, posso esclarecê-la melhor. Se eu não frequentasse o centro, ia estar em casa, dormindo – conta.
O projeto atende crianças de 5 a 13 anos e os educadores adaptam as atividades de acordo com a idade dos beneficiados. Elenilda diz ainda que o apoio do Criança Esperança foi de extrema importância para a inciativa.
– Nós não tínhamos condições de manter o projeto e o Criança Esperança disponibilizou os recursos para viabilizar a compra de material e o pagamento dos funcionários. E a gente vê que o projeto está fazendo a diferença na vida das crianças, já se nota o desenvolvimento deles para melhor – conclui.
Projeto oferece espaço educativo e de acessibilidade às novas tecnologias (Foto: Divulgação) |
Sobre o Criança Esperança
Em 2015, o Criança Esperança completa 30 anos criando oportunidades de desenvolvimento para mais de 4 milhões de crianças, adolescentes e jovens. Este ano, a Unesco selecionou 30 projetos que serão apoiados pelos próximos dois anos em todas as regiões do Brasil, além dos três Espaços Criança Esperança, localizados no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – beneficiando, diretamente, cerca de 15.400 crianças.
É possível fazer doações durante o ano inteiro, em qualquer casa lotérica do país, ou ainda, pelo site do Criança Esperança (www.criancaesperanca.com.br).
Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente. Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.
O Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros.
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