Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
O quinto aspecto a ser avaliado em seu texto é a apresentação de proposta de intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação. A proposta deve manter um vínculo direto com a tese desenvolvida no texto e demonstrar coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.
A proposta de intervenção precisa ser detalhada; deve conter, portanto, a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Deve refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, de modo que a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário respeitar os direitos humanos, não romper com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Ao redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais; busque propostas mais concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas: O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizar essa proposta? Seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios:
- presença de proposta x ausência de proposta; e
- proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.
Os quadros a seguir apresentam os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 5 nas redações do Enem 2016.
- 200 pontos: Elabora muito bem proposta de intervenção, de forma detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- 160 pontos: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- 120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
- 80 pontos: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou proposta não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
- 40 pontos: Apresenta proposta de intervenção vaga ou apenas citada, precária ou relacionada apenas ao assunto.
- 0 ponto: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
CONFIRA AS DEMAIS COMPETÊNCIAS
Recomendações
Para alcançar bom desempenho, você deve fazer, antes de escrever sua redação, uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado.
A proposta de tema de redação vem sempre acompanhada de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem), que remetem ao tema proposto, a fim de orientar sua reflexão. Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações:
- ler com bastante atenção o tema proposto e observar a tipologia textual exigida (texto dissertativo-argumentativo);
- ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
- identificar, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores para defender seu ponto de vista;
- refletir sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores; e
- ler atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.
Fonte: Vestibular.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário