Sentar é uma das melhores formas de descansar e relaxar, no entanto, muitas pessoas ficam uma grande parte do dia nessa posição, especialmente durante a hora do trabalho ou em casa vendo televisão.
O corpo humano está desenhado para se movimentar frequentemente e, por isso, passar mais de 6 horas por dia sentado pode ser prejudicial para a sua saúde ao longo do tempo.
Alguns dos problemas mais comuns incluem facilidade para engordar, diabetes e até doenças cardiovasculares, como pressão alta ou insuficiência cardíaca.
O que acontece no corpo
Algumas das alterações que surgem no corpo quando se está mais de 6 horas sentado por dia incluem:
1. Enfraquecimento dos músculos

Logo a partir do primeiro momento em que se está sentado a atividade elétrica nos músculos diminui acentuadamente, pois o corpo entra num modo de relaxamento no qual os músculos estão sendo pouco utilizados.
Essa diminuição na atividade, além de tornar os músculos mais fracos, dificulta a circulação de sangue até ao cérebro, diminuindo a quantidade de hormônios de bem estar que chegam até às células cerebrais, contribuindo para casos de cansaço acentuado, tristeza e depressão.
2. Diminuição do metabolismo

Uma vez que os músculos estão sendo pouco utilizados o metabolismo torna-se mais lento, passando a queimar apenas 1 caloria por minuto. Isso aumenta a facilidade em ganhar peso, especialmente quando se está sentado e comendo.
Também com a redução do metabolismo acontece diminuição dos movimentos intestinais, resultando em prisão de ventre e produção excessiva de gases.
3. Maior risco de doenças cardiovasculares

Quando se fica sentado por mais de 3 horas as artérias deixam de estar dilatadas e, por isso, o sangue tem mais dificuldade para circular em todo o corpo. Devido a esse efeito, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue e, por isso, ao longo do tempo podem surgir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca, por exemplo.
4. Aumento do colesterol mau

A falta de exercício físico reduz a produção de lipase, uma enzima capaz de eliminar o excesso de colesterol mau do sangue, assim como outras células de gordura. Dessa forma, a quantidade de colesterol aumenta e o risco de infarto ou AVC também.
Devido ao aumento das células de gordura também é comum o aumento de peso que pode levar a casos de obesidade.
5. Risco de desenvolver diabetes

Pessoas que ficam muito tempo sentadas sofrem uma diminuição na capacidade da insulina para recolher a glicose e, por isso, o risco de desenvolver diabetes é muito mais elevado.
Como combater estes riscos
Para evitar todos estes danos é aconselhado que as pessoas que trabalham muito tempo sentadas se levantem várias vezes ao dia, de preferência de hora em hora, para estimular a circulação sanguínea e fazer algum exercício de alongamento muscular.
Além disso, uma boa dica para quem trabalha em escritórios e passa mais de 3 horas sentado é ir beber água ou ir ao banheiro a cada 2 horas, para estimular a circulação sanguínea. Outras boas dicas são trocar o elevador pelas escadas, fazer refeições saudáveis e sair do ambiente de trabalho na hora do almoço, aproveitando este período para de "desligar" do trabalho, tendo também algum tempo de lazer, o que também melhora a produtividade.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário