segunda-feira, 28 de março de 2022

Características do Capitalismo




Para entender melhor o que é e como funciona o Capitalismo, o ideal é compreender suas principais características. Assim, o primeiro aspecto a ser notado é a existência do Capitalismo em torno da propriedade privada dos meios de produção. Para que o sistema funcione corretamente, é necessário que o Estado garanta a propriedade privada.

Dessa forma, os burgueses e latifundiários estão livres para utilizar suas terras e propriedades como quiserem, como donos de tais recursos. Geralmente, a propriedade privada é garantida pela Constituição de cada país.

A busca pelo lucro máximo e pela acumulação de riquezas é outra forte característica do sistema capitalista. Nele, o objetivo é obter cada vez mais lucros, decorrentes do trabalho da mão de obra proletária e de seus meios de produção. Para a maximização dos lucros, é comum que os detentores dos meios de produção busquem reduzir custos e elevar os preços de seus produtos e serviços sempre que for possível.

Além da busca pelo lucro, o Capitalismo se baseia na economia de mercado, guiada pela lei da oferta e da procura. Ou seja, com pouca ou nenhuma interferência o mercado, a teoria capitalista espera que o mercado se autorregule, principalmente por meio das leis de oferta de produtos, demanda por eles e pela livre concorrência entre os produtores.

Por fim, é importante também destacar a existência do trabalho assalariado, que substituiu as relações de servidão e escravidão, comuns nos sistemas anteriores ao Capitalismo. O salário é fundamental para que a roda capitalista gire, pois é com ele que os próprios proletariados consomem os bens e serviços produzidos por eles mesmos, os quais são detidos pela classe burguesa.

 

Fonte: Stoodi

 

Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!

Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco

Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário