O que é Processamento Auditivo Central (PAC)?
É a habilidade do Sistema Auditivo Nervoso Central em utilizar a informação auditiva. Isto é, “é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que ouvimos”. O Processamento Auditivo Central envolve não somente a percepção dos sons, mas mais importante do que isso, envolve como nós identificamos, localizamos, temos atenção, analisamos, memorizamos e recuperamos a informação auditiva.
Alterações no Processamento Auditivo Central pode ser confundido com TDAH, já que dificuldades no processamento do som podem ocasionar desatenção e, consequente agitação. Ao não conseguir processar o som no tempo ou de forma adequada, a pessoa deixa de compreender a mensagem auditiva, ou fica “atrasada” no entendimento do que esta sendo dito. Facilmente esta condição leva à desatenção e agitação, especialmente em sala de aula, onde o conteúdo auditivo tem grande importância.
É quando a pessoa tem a queixa de não ouvir bem, mas tem audição normal, ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida.
Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala, mesmo quando a audição periférica está normal e outras funções cognitivas estão preservadas. Isto é, o indivíduo não consegue analisar e/ou interpretar o que ouve em situações de vida diária, de aprendizagem e durante a aquisição de linguagem.
O TPAC pode ocorrer juntamente com outras alterações tais como o Transtorno de Aprendizagem, Transtorno Específico de Linguagem (DEL) e TDAH.
O TPAC pode causar sérios impactos psicoemocionais, educacionais e sociais. Pode afetar a compreensão de fala, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e a capacidade de percepção dos sons, prejudicando desta forma o aprendizado escolar, já que com o TPAC o processo cognitivo se inicia com alteração.
As dificuldades no Processamento Auditivo Central podem ocorrer em crianças e adultos
A avaliação é multiprofissional contando com avaliação fonoaudiológica, neuropsicológica, neurológica e psiquiátrica. No entanto, a avaliação específica do processamento auditivo é realizada por uma fonoaudióloga que realiza testes em cabine acústica, onde o indivíduo é colocado com fones auriculares através dos quais são aplicados os testes. Podem ser avaliados pessoas a partir da idade mínima de 6 anos.
Todas as dificuldades que aparecem no TPAC podem ser revertidas se tratadas adequadamente por equipe multiprofissional.
O trabalho específico da fonoaudióloga é feito com mudanças no ambiente, com intervenção direta denominada Treinamento Auditivo. Este treinamento se baseia no fato de que o cérebro humano é um órgão capaz de mudar e reorganizar suas conexões neurais, e para isso ele necessita de exercícios práticos e estimulação, com estímulos verbais e não verbais em vários contextos. A intervenção indireta refere-se à orientação aos pais e aos educadores quando a adaptações na rotina diária.
- Fala muito “Hã?”, “O que?”
- Tem dificuldades em entender piadas ou duplo sentido
- Os problemas de matemática são difíceis de interpretar
- Tem dificuldade em contar um fato ou história
- Possui dificuldade em seguir uma seqüência de tarefas que lhe foi falada
- Tem fala diferente de outras crianças da mesma idade
- Tem dificuldades para ler ou escrever ou outras dificuldades escolares
- Faz inversões de grafemas (letras)
- Tem alterações na noção de lateralidade
- Tem agitação, hiperatividade ou apatia
- Há dificuldade em compreender a mensagem acústica em ambientes ruidosos
- Dificuldades quanto à comunicação oral e escrita, do comportamento social
- Na criança há dificuldade de manter a atenção durante explicações verbais
- Dificuldades de memorizar nomes e frases
- Atrasos no desenvolvimento da linguagem
Fonte: https://tdahcampinas.com.br/transtorno-do-processamento-auditivo-central-tpac/
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