Curiosidade: Café solúvel - saiba o que é, como é feito e suas características


Ei, você que é apaixonado por cafeína, já ouviu falar em café solúvel? Pois é, para quem é bem caprichoso com as delícias que aprecia, gosta de pesquisar sobre o assunto e viajar nas características de belas bebidas como essa, esse artigo é para você.

Sabemos que você sonha em gerar impacto com suas escolhas e uma bebida com preço atrativo, variedade, qualidade e bom custo-benefício não é nada mal, não é mesmo?

Foi por isso que preparamos este artigo para você conhecer de uma vez por todas o que é o café solúvel, suas melhores características e como ele é feito. Acompanhe!


O que é o café solúvel?

O café solúvel, também conhecido como café instantâneo, é extraído dos grãos de café e diferencia-se do café especial por ter maior concentração e não exigir filtragem.

Estima-se que a origem do café instantâneo surgiu em 1771 na Inglaterra. Porém, a bebida ganhou notoriedade mundial a partir da produção e comercialização em massa pelo empresário George Constant Louis Washington, belga-americano com a popularidade alcançada pelo consumo de soldados americanos em guerra.

No Brasil o café solúvel chegou em 1953; a partir da década de 1960 foram feitos esforços para atrair e instalar fábricas de solúvel, quando a maioria das empresas associadas da ABICS (Associação Brasileira da Industria do Café Solúvel) foram fundadas e iniciaram suas atividades. Desde então, o Brasil é líder mundial de produção e exportação de café solúvel. O Brasil produz e exporta café solúvel para 87 países, sendo os principais destinos os Estados Unidos, Rússia, Argentina, Japão e Indonésia, seguidos da Holanda e Méxi

Veja agora as principais informações dessa bebida que conta com tipos variados, características peculiares e forma de preparo bem simples. Acompanhe.


Fabricação Café Solúvel

O complexo processo industrial de fabricação do café solúvel envolve alta tecnologia com rigorosos padrões de qualidade sem qualquer contato manual. O solúvel é fabricado a partir de cafés das variedades Arábica e Robusta/Conilon e resulta da desidratação do extrato aquoso de café torrado. Em sua composição há apenas café e água. Para ser comercializado em território nacional, o solúvel não pode conter nenhum aditivo ou conservante.

As etapas de elaboração do solúvel (e suas diferentes formas) podem ser resumidas da seguinte maneira:

Processo de Fabricação Café Solúvel – Fonte: ABICS (Associação Brasileira da Industria do Café Solúvel)


Tipos

O café solúvel é encontrado em 3 tipos diferentes atualmente. Veja agora como eles são caracterizados.

Spray dried

Café solúvel em pó fabricado ao submeter o extrato de café a condições de altas temperaturas e pressão. A partir disso ocorre um aumento da concentração e volatilidade. Logo após esse processo, o extrato é movido para o topo de uma torre, onde é pulverizado e posto em ar quente a fim de perder umidade e se transformar em pó.

Aglomerado

É obtido a partir do processo anterior (spray dried). O grão moído passa por processo de aglomeração e o pó é exposto a um vapor com pressão e velocidade ajustada até a granulometria desejada. O produto final é uniforme e de fácil diluição

Freeze dried ou Liofilizado

Esse é o processo mais utilizado entre os produtores. Inicia no congelamento do extrato a -40ºC e segue para moagem, secagem feita a vácuo e posterior sublimação.

 

Características

Há uma série de características interessantes sobre o café solúvel. Ele não contém aditivos ou conservantes, não faz sujeira, já que não precisa ser coado e tem uma excelente durabilidade mantendo suas propriedades por um longo tempo.

O café solúvel pode ser usado em diversas receitas, tem um preço muito atrativo e é bem fácil de ser encontrado. Além disso, tem um nível de cafeína mais leve, o que ajuda pessoas que gostam de café, mas precisam evitar uma bebida muito forte.

A sua praticidade de consumo é inegável, mas o café solúvel tem conquistando cada vez mais apreciadores também pela qualidade, visto que desde a sua descoberta já evoluiu bastante.

Hoje é possível encontrar versões instantâneas feitas 100% de café arábica na composição do extrato, em que as características sensoriais dos grãos são preservadas.

Com isso, o produto chega a ser bastante semelhante ao café fresco em sabor e aroma.

No entanto, há ainda muitas diferenças entre as duas versões em relação às formulações, seleção de grãos e processos de fabricação.


Quais as diferenças do café solúvel para o café especial?

Algumas diferenças/características do café solúvel quando comparado ao café tradicional:

  • concentração/diluição: no solúvel você utiliza menos pó do que o café coado tradicional visto os processos de fabricação que são submetidos.
  • Além da praticidade de preparo, o café solúvel tem baixa umidade, por isso, tem maior durabilidade, sendo capaz de conservar o seu sabor e qualidade por mais tempo.
  • Como no café tradicional, ele é produzido a partir do grão moído e torrado, em seguida processado a partir de diferentes tipos e etapas de desidratação.
  • Por contar com processos simplificados de preparo, basta adicionar no café à água filtrada e quente, sem necessidade de coar para dissolver.
  • O café tradicional, moído ou em grãos, oferece uma maior variedade de sabores, pois pode conservar os seus óleos essenciais e composições químicas intactas.
  • O café solúvel perde um pouco de sabor e aroma devido às etapas de processo de fabricação/extração.
  • O café tradicional/especial tem uma maior concentração de cafeína do que o café solúvel (20% a menos), pois este último perde parte de seus componentes no processo de fabricação.


Importante ressaltar que a comparação não é muito conclusiva, já que os dois produtos apresentam perfis diferentes. O processo é diverso, dessa forma, não cabe a nós escolhermos um ou outro.

O café solúvel tende a ser muito mais prático do que o café especial já que pode ser preparado ao ser dissolvido em água quente e até mesmo água fria.

O sabor e aroma do café tradicional/especial geralmente é mais agradável do que o café solúvel, pois tem maior capacidade de conservação de óleos essenciais e zero composições químicas em suas extrações.

Em relação ao custo-benefício o café solúvel tende a ser mais barato, além de não gerar descarte, ao contrário do café especial que deixa o pó residual após o seu preparo.

O café em grãos também tem durabilidade menor em relação ao café solúvel, pois apresenta baixa vida útil de conservação de suas características.


Fonte: Veroo

Nenhum comentário:

Postar um comentário