Exercícios sobre Funções Inorgânicas: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos

 

Questão 1

(Esal-MG) Uma solução aquosa de H3PO4 é ácida devido à presença de:
a) água.
b) hidrogênio.
c) fósforo.
d) hidrônio.
e) fosfato.

 

Questão 2

(PUC-MG) A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos:



Tabela com nome, aplicações e características de ácidos

As fórmulas dos ácidos da tabela são, respectivamente:

a) HCl, H3PO4, H2SO4, HNO3.

b) HClO, H3PO3, H2SO4, HNO2.

c) HCl, H3PO3, H2SO4, HNO2.

d) HClO2, H4P2O7, H2SO3, HNO2.

e) HClO, H3PO4, H2SO3, HNO3.

 

Questão 3

Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H+(aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água?

a) Dissociação iônica.

b) Ionização.

c) Eletrólise.

d) Hidratação.

e) Eletrolítica.

 

Questão 4

Qual das alternativas a seguir indica somente ácidos inorgânicos:

a) HCl, H2SO4, CH3CH2COOH.

b) H2S, CH3CH2OH, HMnO4.

c) CH3OH, H2SO3, H3BO3.

d) HI, HClO4, HCNS.

e) HF, HCN, H2CO3.

 Questão 5

Entre as bases a seguir, indique as fortes e as solúveis em água:

I. LiOH

II. Fe(OH)3

III. Ca(OH)2

IV. NaOH

V. AgOH

a) I e IV.

b) II e III.

c) III e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.

 

Questão 6

Quais são as fórmulas das bases formadas pelos respectivos cátions Au3+, Fe2+, Pb2+, Na+ e Mn4+?

a) Au3OH, Fe2OH, Pb2OH, NaOH, Mn4OH.

b) Au2(OH)3, Fe(OH)2, Pb(OH)2, NaOH, Mn(OH)4.

c) Au(OH)3, Fe(OH)2, Pb(OH)2, Na(OH)2, Mn(OH)4.

d) AuOH, FeOH, PbOH, NaOH, MnOH.

e) Au(OH)3, Fe(OH)2, Pb(OH)2, NaOH, Mn(OH)4.

 

Questão 7

(Fuvest-SP) Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas básicas:

a) detergente e vinagre.
b) sal e coalhada.
c) leite de magnésia e sabão.
d) bicarbonato de açúcar.
e) Coca-cola e água de cal.

 

Questão 8

(FEEQ-CE) A formação de hidróxido de alumínio, resultante da reação de um sal desse metal com uma base, pode ser representada por:

a) Al+ + OH- → Al(OH)

b) Al2+ + 2 OH Al(OH)2

c) Al3+ + 3 OH-  Al(OH)3

d) Al4+ + 4 OH Al(OH)4

e) Al5+ + 5 OH-  Al(OH)5

 

Questão 9

(MACK-SP) Os nomes corretos das substâncias de fórmulas NaHCO3 e NH4NO3 são, respectivamente:

a) carbonato de sódio e nitrato de amônio.

b) bicarbonato de sódio e nitrato de amônio.

c) carbonato ácido de sódio e nitrito de amônio.

d) carbeto de sódio e nitrito de amônio.

e) bicarbonato de sódio e nitreto de amônio.

 

Questão 10

(UFPA) Entre os nutrientes inorgânicos indispensáveis aos vegetais, estão o Nitrogênio (para o crescimento das folhas), o Fósforo (para o desenvolvimento das raízes) e o Potássio (para a floração). Por isso, na fabricação de fertilizantes para o solo, são empregados, entre outros, os compostos KNO3, Ca3(PO4)2, e NH4Cl que são, respectivamente, denominados de:

a) nitrito de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio.

b) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e cloreto de amônio.

c) nitrito de potássio, fosfato de cálcio e cloreto de amônio.

d) nitrato de potássio, fosfito de cálcio e clorato de amônio.

e) nitrato de potássio, fosfato de cálcio e cloreto de amônio .

 

Questão 11

Considere os íons a seguir:

Cátions: Li+ (lítio), NH4+ (amônio), Mg2+ (magnésio) e Fe3+ (ferro III);
Ânions: NO3- (nitrato), SO42- (sulfato) e PO43- (fosfato).

Assinale a alternativa que indica corretamente os nomes e as fórmulas de sais formados com esses íons:

a) LiSO4 (sulfato de lítio), Mg(SO4)2 (sulfato de magnésio), Fe(NO3)3 (nitrato de ferro III).

b) Li2SO4 (sulfato de lítio), Mg(SO4)2 (sulfato de magnésio), Fe(NO3)3 (nitrato de ferro III).

c) Li2SO4 (sulfato de lítio), NH4NO3 (nitrato de amônio), FePO4 (fosfato de ferro III).

d) LiSO4 (sulfato de lítio), NH4NO3 (nitrato de amônio), Fe3PO4 (fosfato de ferro).

e) (NH4)2SO4 (sulfato de amônio), MgPO4 (fosfato de magnésio), LiNO3 (nitrato de lítio).

 

Questão 12

O sal de cozinha, o salitre do chile usado na produção de fertilizantes e a soda ou barrilha usada na produção de vidro são todos sais inorgânicos compostos pelo mesmo cátion, o sódio. Suas fórmulas são as seguintes: NaCl, NaNO3 e Na2CO3. Indique a alternativa que traz a nomenclatura correta desses sais, respectivamente:

a) cloreto de sódio, nitreto de sódio, carboneto de sódio.

b) clorato de sódio, nitreto de sódio, carboneto de sódio.

c) cloreto de sódio, nitrato de sódio, carbonito de sódio.

d) cloreto de sódio, nitrato de sódio, carbonato de sódio.

e) cloreto de sódio, nitrito de sódio, carbonato de sódio.

 

Questão 13

(CESGRANRIO) Dados os seguintes óxidos:

I. CO2

II. CaO

III. Na2O

IV. SO2

V. SrO

Assinale a opção que representa corretamente os óxidos ácidos e os óxidos básicos:

Óxido ácidos                     Óxidos básicos

a) I                                    II, III, IV e V

b) I e IV                             II, III e V

c) I, II e V                          III e IV

d) II, III e V                        I e IV

e) .............                        I, II, III, IV, e V

 

Questão 14

(CESGRANRIO) As indústrias de produção de vidro utilizam a areia como principal fonte de sílica (SiO2) para conferir o estado vítreo. Utilizam, ainda, com a finalidade de reduzir a temperatura de fusão da sílica, os fundentes Na2O, K2O e Li2O. A escolha dos óxidos de sódio, potássio e lítio para reagir com a sílica e dar origem a um produto vítreo de menor ponto de fusão deve-se ao fato de esses óxidos manifestarem caráter:

a) básico

b) neutro

c) ácido

d) misto

e) anfótero

 

Questão 15

Em relação aos óxidos Fe2O3, CaO, P2O5, ClO2, Al2O3 e ZnO, podemos afirmar que:

a) temos a presença de um óxido ácido.

b) P2O5 é um óxidos básico.

c) Fe2O3, Al2O3 e ZnO são óxidos neutros.

d) Fe2O3 e CaO são óxidos anfóteros.

e) P2O5e ClO2 são óxidos ácidos e Al2O3 e ZnO são óxidos anfóteros.

 

Questão16

O elemento que é capaz de formar um óxido neutro é o:

a) S

b) N

c) La

d) F

e) Cl

 

 RESPOSTAS

 

Resposta Questão 1

Alternativa “d”.

Os ácidos, segundo a teoria de eletrólitos de Arrhenius, são substâncias que reagem com a água, formando íons, dos quais o único cátion é o hidrônio, H3O+.

Observação: Pode surgir certa dúvida na alternativa “b”, pois alguns professores e autores dizem que um ácido é uma substância que se ioniza em meio aquoso e libera como único cátion o H+. Esse tipo de conceito é um modo de simplificar a explicação, mas essa alternativa está incorreta porque se trata de cátion hidrogênio, e não somente do hidrogênio, que poderia estar se referindo ao gás hidrogênio (H2).


Resposta Questão 2

Alternativa “a”.

Ácido muriático: Ácido clorídrico: HCl;

Ácido fosfórico: H3PO4;

Ácido sulfúrico: H2SO4;

Ácido nítrico: HNO3.


Resposta Questão 3

Alternativa “b”.

A palavra ionização refere-se ao fenômeno em que há formação de íon ou de íons.


Resposta Questão 4

Alternativa “e”.

a) O CH3CH2COOH é o ácido propanoico, um ácido carboxílico que é um composto orgânico.

b) O CH3CH2OH é o etanol, um álcool que é um composto orgânico.

c) CH3OH é o metanol, um álcool que é um composto orgânico.

d) O HCNS é o ácido tiociânico, que é um composto orgânico.

 

Resposta Questão 5

Alternativa “a”.

O LiOH e o NaOH são hidróxidos formados por metais alcalinos (grupo 1) que são fortes e bastante solúveis em água.


Resposta Questão 6

Alternativa “e”


Resposta Questão  7

Alternativa “c”.

O leite de magnésia é uma solução aquosa de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), e o sabão é produzido por uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.


Resposta Questão 8

Alternativa “c”.

 

Resposta Questão 9

Alternativa “b”.


Resposta Questão 10

Alternativa “e”.

A nomenclatura dos sais segue o seguinte esquema: Nome do ânion + de + nome do cátion. Os nomes dos ânions são formados pela mudança dos sufixos “ídrico”, “ico” e “oso”, que provêm do ácido que originou o ânion participante do sal, para os sufixos “eto”, “ato” e “ito”, respectivamente. Assim, temos para cada caso:

- KNO3 : originou-se no HNO3 (ácido nítrico)

Sufixo “ico” passa a ser “ato”: nitrato. Por isso, o nome desse sal é nitrato de potássio.

- Ca3(PO4)2: originou-se do H3PO4 (ácido fosfórico)

Sufixo “ico” passa a ser “ato”: fosfato. Por isso, o nome desse sal é fosfato de cálcio.

-NH4Cl: originou-se do HCl (ácido clorídrico)

Sufixo “ídrico” passa a ser “eto”: cloreto. Por isso, o nome desse sal é cloreto de amônio.


Resposta Questão 11

Alternativa “c”.

Os nomes desses sais são dados da seguinte forma: escreve-se o nome do ânion + de + o nome do cátion. A fórmula é feita escrevendo-se primeiro o cátion e depois o ânion, além de trocar os valores de suas cargas que se tornam os índices um do outro. Assim, temos:

Li+ + SO42- = Li2SO4 = sulfato de lítio;

NH4+ + NO3- = NH4NO3 = nitrato de amônio;

Fe3+ + PO43- = Fe3(PO4)3 = FePO4 (fosfato de ferro III).


Resposta Questão 12

Alternativa “d”.

A nomenclatura dos sais segue o seguinte esquema: Nome do ânion + de + nome do cátion.

Os nomes dos ânions são formados pela mudança dos sufixos “ídrico”, “ico” e “oso”, que provêm do ácido que originou o ânion participante do sal, para os sufixos “eto”, “ato” e “ito”, respectivamente. Assim, temos para cada caso:

- NaCl : originou-se do HCl (ácido clorídrico)

Sufixo “ídrico” passa a ser “eto”: cloreto. Por isso, o nome desse sal é cloreto de sódio.

- NaNO3: originou-se do HNO3 (ácido nítrico)

Sufixo “ico” passa a ser “ato”: nitrato. Por isso, o nome desse sal é nitrato de sódio.

-Na2CO3: originou-se do H2CO3 (ácido carbônico)

Sufixo “ico” passa a ser “ato”: carbonato. Por isso, o nome desse sal é carbonato de sódio.

 

Resposta Questão  13

Letra b). Para formar óxidos ácidos, é necessária a presença de ametal na fórmula do óxido, o que temos nos óxidos I e IV. Já para formar um óxido básico, é necessária a presença de metal na fórmula do óxido, o que temos nos óxidos II, III e V.


Resposta Questão 14

Letra a). Os óxidos do exercício apresentam metais na sua constituição, por isso são considerados básicos.


Resposta Questão 15

Letra e). A letra a) está errada porque os óxidos P2O5 e ClO2 são ácidos. A letra b) está errada porque o P2O5 é um óxido ácido. A letra c) está errada porque somente os elemento N (nitrogênio) e C (carbono) formam óxidos neutros. A letra d) está errada porque os elementos Al, Zn, Be, Sn, Pb e As formam óxidos anfóteros.


Resposta Questão 16

Letra b). Os únicos elementos químicos capazes de formar óxidos neutros são o Nitrogênio (N) e o Carbono (C).

 

 

 FONTE: MUNDO EDUCAÇÃO

 

 

10 de Maio: Dia Mundial da Luta Contra o Lúpus


O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que acomete principalmente mulheres jovens e em idade fértil

O lúpus eritematoso sistêmico ou LES é uma doença muito heterogênea e causada por um distúrbio de autoimunidade. Pesquisadores acreditam que ele aparece em uma pessoa que tem predisposição genética quando exposta a determinados agentes do meio ambiente que “despertam” a doença (luz do sol, certos medicamentos, uso de hormônios e algumas infecções).

É uma doença de autoimunidade, ou seja, está associada à formação de anticorpos que, em vez de proteger a pessoa, agridem o seu organismo. Anticorpos são nossos “soldados de defesa” contra infecções e no lúpus, eles causam um motim… Esses anticorpos formam uma reação com componentes dos tecidos da pessoa (e esse conjunto é chamado de complexo imune) que se depositam na parede dos vasos sanguíneos causando inflamação. É por isso que o lúpus é considerado como sendo uma vasculite.

Existem vários anticorpos numa pessoa com lúpus; o mais reconhecido é o FAN ou fator antinuclear que é detectado por exames de sangue. Todavia, é bom saber que uma pessoa pode ter este FAN e vários outros tipos de doença que não são o lúpus ou, até mesmo, nem estar doente. Sozinho, um FAN positivo não quer dizer nada…. A pessoa tem que ter a clínica da doença associada para que seja LES – doença pouco comum que atinge principalmente as mulheres jovens, em idade fértil. Este mal tende a evoluir em períodos de atividade alternados com períodos de remissão. As queixas mais comuns são as de manchas na pele que pioram quando a pessoa toma sol e dores e/ou inchaços nas articulações. As manchas de pele aparecem principalmente na região do rosto (nariz e bochechas) e são chamadas de erupção em borboleta por causa do seu formato. Feridas na boca também são comuns.

Outras queixas são: cansaço, febre, anemia e perda de cabelos. Em casos mais graves podem aparecer sangramentos por diminuição das plaquetas, inchaço no corpo, pressão alta, perda função dos rins, alterações psíquicas, convulsões etc. Esta é, portanto, uma doença com gravidade muito variável. Pode ter um curso suave e não incomodar o seu portador. Existem casos, inclusive, em que fica restrito à pele. Entretanto, quando envolve órgãos nobres como coração, pulmão, cérebro e rins pode tomar uma forma bem mais agressiva. Nesses casos, o tratamento precoce e o acompanhamento pelo médico especialista (reumatologista) é muito importante.

O uso dos medicamentos é intensificado em fases em que a doença está ativa, mas com o seu controle, pode diminuir bastante. Já o tipo de medicamento a ser usado varia conforme a gravidade da doença e conforme o tipo de órgão que está sendo afetado.

 

Se você tem lúpus é bom saber algumas coisas que podem ajudar:

  1. É muito importante evitar a exposição à luz do sol ou fontes de irradiação de luz ultravioleta. Por isso use sempre o bloqueador solar várias vezes ao dia, mesmo que o tempo esteja nublado ou que fique dentro de casa. É importante que ele seja aplicado várias vezes no dia porque ele tende a sair com o suor e isso pode deixar a pessoa desprotegida. Bonés, roupas com mangas compridas e sombrinhas podem auxiliar nesta proteção.
  2. Mantenha a sua carteirinha de vacinas em dias. O lúpus pode facilitar algumas infecções e vacinas como as da pneumonia podem evitar problemas futuros. Entretanto, discuta isso com o seu médico antes de tomar qualquer iniciativa neste sentido. Não é toda vacina que um paciente com lúpus pode tomar. Existem as de vírus vivo como a de sarampo ou poliomielite (a de gotinhas) que devem ser evitadas.
  3. Mantenha-se em forma. Procure não ganhar peso, ter uma dieta saudável e fazer exercícios. O lúpus, assim como outras doenças reumáticas crônicas e inflamatórias, pode predispor a pessoa a ter mais arteriosclerose. Mantendo-se em forma a pessoa ajuda a evitar as suas consequências. De maneira geral, não existem dietas especiais a serem seguidas a não ser que você tenha envolvimento dos rins. Muita verdura e muitas frutas; pouca gordura, pouco refrigerante e menos doces são recomendados para todo mundo.
  4. Não fume. Além de outros problemas já bem conhecidos do uso do cigarro como doenças respiratórias, câncer de boca, garganta e pulmões, o fumo piora algumas manifestações da doença, principalmente as de pele. Além disso, prejudica a atuação de certos medicamentos como os antimaláricos (cloroquina e hidroxicloroquina) e favorece a arteriosclerose.
  5. Não tome remédios por conta. Às vezes, remédios que parecem relativamente “simples” como antiinflamatórios, podem causar problemas se você tiver pressão alta ou lúpus nos rins. Por outro lado, em outras situações, em que a doença é suave, eles podem ser usados. Hormônios femininos como os estrógenos, muito encontrados em certos anticoncepcionais, podem provocar a doença. Por isso, não se medique sem que o médico dê o seu aval.
  6. Uma mulher com lúpus pode ter filhos, mas a gravidez no lúpus deve ser planejada. A doença deve estar controlada por pelo menos 6 meses antes de engravidar e certos medicamentos devem ser continuados durante a gestação para evitar um surto agudo da doença neste período.
  7. Mantenha sempre os seus exames em dia e consulte regularmente o seu reumatologista.

 

Fonte: Sociedade Paranaense de Reumatologia


Exercícios sobre adição e subtração de monômios com respostas e cálculos


 
Para solucionar estes exercícios sobre adição e subtração de monômios, devemos somar coeficiente com coeficiente e parte literal com parte literal.
 

Questão 1

Faça o agrupamento dos monônimos abaixo:

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

 

Questão 2

Resolva as adições de monômios abaixo:

a) 15ax + 6ax =

b) 1by + 15by =
     2         6

c) 32cz3 + 24cz3 =

 

Questão 3

Resolva as subtrações abaixo:

a) 25x – 42x =
      3
b) – 102ax2 + 202ax2 =

c) 12by – 7by =

 

Questão 4

Utilizando o agrupamento, resolva as expressões numéricas abaixo:

a) 2x2 + 20y3 – 15y3 – 36x2 =

b) 6x2 - 7 x+ 28 x=
              10

 

RESPOSTAS 

 

Resposta Questão 1

Para solucionar as alternativas da questão número 1, é importante lembrar que agrupamos somente monômios semelhantes, ou seja, que possuem mesma variável ou partes literais iguais.

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

Agrupe os termos semelhantes:

= 3ax – 12ax + 5bx – 15bx + 4x =

= - 9ax – 10 bx + 4x =

Para obtermos a forma reduzida dessa expressão, coloque o x em evidência:

= x (– 9a – 10b + 4)

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

Agrupe os termos semelhantes:

= 15y + 12y – 4z – 20z + 3x =

= 27y – 24z + 3x

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

Agrupe os termos semelhantes:

= 24aw – 12aw + 6x – 6x =

= 12aw + 0 =

= 12aw

 

 

Resposta Questão 2

a) 15ax + 6ax =

A parte literal dos dois monômios é idêntica. Com isso, devemos somar os coeficientes e conservar a parte literal.

(15 + 6) . ax = 21ax

Sendo assim: 15ax + 6ax = 21ax

b) 1by + 15by =
      2        6

Inicialmente teremos que fazer o MMC de 2 e 6. MMC (2, 6)

2, 6| 2
1, 3| 3
1, 1|  
MMC (2,6) = 2 . 3 = 6

Agora devemos reduzir as frações ao mesmo denominador.

= 3by + 15by =
6        6

Como as frações possuem o mesmo denominador, podemos somar os coeficientes dos monômios que estão no numerador:

= 18by =
6
Dividindo 18 por 6, obteremos como resultado:

= 3by

Sendo assim: 1by + 15by = 3by
           2        6

c) 32cz3 + 24cz3 =

Como a parte literal dos dois monômios é idêntica, devemos somar os coeficientes e conservar a parte literal.

(32 + 24) . cz3 = 56cz3

Sendo assim: 32cz3 + 24cz3 = 56cz3

 

Resposta Questão 3

a) 25x – 42x =
     3

Para solucionar esse exercício, devemos inicialmente encontrar o MMC (3, 1):
3, 1| 3
1, 1|  

MMC (3, 1) = 3

Agora devemos reduzir as frações ao mesmo denominador.

= 25x126x =
3        3 

Como as frações possuem o mesmo denominador, podemos agora subtrair os coeficientes que estão no numerador.

= – 101 x
     3

Sendo assim: 25x – 42x = – 101 x
                    3                     3

b) – 102ax2 + 202ax2 =

A parte literal que compõe os monômios é idêntica. Devemos, então, subtrair os coeficientes:

(– 102 + 202) . ax2 = + 100ax2

Sendo assim: – 102ax2 + 202ax2 = + 100ax2

c) 12by – 7by

Observe que a parte literal em ambos os monômios é idêntica (by), logo, podemos subtrair os coeficientes:

(12 – 7) . by = 5by

Sendo assim: 12by – 7by = 5by

 

Resposta Questão 4

a) 2x2 + 20y3 – 15y3 – 36x2

Para resolver essa expressão, devemos agrupar os coeficientes que possuem a mesma parte literal.

2x2 – 36x2 + 20y3 – 15y3

Agora que os termos semelhantes estão agrupados, resolvemos: 2x2 – 36x2 e + 20y3 – 15y3

34x2 + 5y

b) 6x2 - 7 x+ 28 x=
             10 

Como o denominador é 10 para todos os monômios do numerador, não é necessário fazer o MMC. Observe que a parte literal é a mesma, assim, precisamos somente efetuar as operações com os coeficientes e conservar a parte literal.

(6 - 7 + 28) . x2 =
 10 

= + 27x2 =
10

= 2,7x2

 

Fonte: Mundo Educação

Inep abre período de inscrições para a edição do Enem 2022

 


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abre nesta terça-feira (10) o período para as inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 27 de maio.

Os participantes interessados em se inscrever têm até as 23h59 do dia 21 de maio para concluir o cadastro no site. Nesse mesmo período o candidato também poderá realizar a solicitação de atendimento especializado.

O participante que optar por se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se inscrever na edição do Enem 2022 digital e, após concluir a escolha, não poderá alterá-la.

 

Estrutura do exame

O exame do Enem será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol); artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; ciências humanas e suas tecnologias; história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias; química, física e biologia; matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia de prova serão aplicados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

 

Resultado

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, pela internet, até o

terceiro dia útil após o último dia de aplicação das provas.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2022 impresso,

em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e senha, na Página do Participante.

 

11 alimentos que dão energia para estudar + quais você deve evitar


 Está difícil conseguir focar no conteúdo para uma prova difícil ou falta disposição para longas horas diante dos livros e do computador?


Você pode estar fazendo suas refeições de forma equivocada e deixando de consumir alimentos que dão energia para estudar.


Alguns estudantes enfrentam a rotina exaustiva com grandes doses de café e até mesmo recorrem a suplementos à base de guaraná ou energéticos industrializados.

O problema desses estimulantes é o caráter temporário, além do chamado efeito “rebote”, deixando-o ainda mais cansado pouco tempo depois.

Por isso, saber quais alimentos fornecem energia na dose certa e de que forma consumi-los é tão importante quanto saber quais produtos devem ser evitados antes e durante os estudos.

A seguir, veja uma lista de alimentos que dão energia para estudar e outros que, pelo menos enquanto a rotina estiver pesada, é melhor evitar.


11 ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA PARA ESTUDAR

Uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde física e mental.

Afinal, uma dieta equilibrada não é sinônimo apenas de um corpo esteticamente bonito.


Existem alimentos que ajudam na concentração, capazes de estimular a memória e até que melhoram o raciocínio.


Portanto, para que suas funções cerebrais funcionem bem e você tenha disposição para longas jornadas, listamos a seguir 11 alimentos que dão energia para estudar e de que forma devem ser consumidos.


1) Açaí


Fonte de gorduras boas, proteínas, vitaminas C, B1, B2, ferro e antioxidantes, o açaí também é rico em carboidratos, o que ajuda a aumentar a energia e afasta o cansaço.


A porção ideal é um copo de suco ou uma tigela pequena ao dia.


Mas não exagere na porção e dê preferência à polpa de açaí pura, sem adição de xarope de guaraná, pois irá dobrar as calorias.


O que você quer é energia, não quilos a mais, certo?

2) Água
água
Muitas vezes, quando bate aquele sono à tarde, um copo de água pode ajudar a afastar a vontade de dar aquela cochilada.

Isso porque um dos efeitos da desidratação é o cansaço.

Então, antes de começar a estudar, tome uma boa dose de água e deixe uma garrafinha ao seu alcance durante os estudos – vai evitar de deixar a preguiça vencer a hidratação.

Ah! E uma dica extra:

Esprema um limão na água, porque, rico em vitamina C, vai potencializar os benefícios da hidratação.

3) Água de coco
água de coco

É considerada um isotônico natural, pois é rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a recuperar os nutrientes.


Além disso, os carboidratos presentes na bebida repõem a energia e ajudam na hidratação.

4) Aveia
aveia

Aliada da dieta de muitas pessoas que visam a perda de peso pois tem processo digestivo lento (é um carboidrato de baixo índice glicêmico), a aveia é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo.


Fonte também de vitaminas do complexo B, melhora também os níveis de produção de energia e a disposição.

Por ser um alimento prático, o cereal pode ser misturado a vitaminas e frutas, como banana e mamão, ou ingerido em forma de mingau.

Ou seja, consuma aveia em diferentes momentos do dia para garantir seus benefícios por longos períodos.

5) Banana
banana
Entre os alimentos que dão energia para estudar não poderia faltar a banana.

A fruta queridinha dos brasileiros é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxiliar na prevenção de distúrbios emocionais.

Dentre as vitaminas e os minerais que contempla, está o potássio – e baixos índices de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

Consuma banana antes ou durante os estudos. Como é um carboidrato de alto índice glicêmico e de fácil digestão, logo você sentirá o gás que ela proporciona.

6) Café
café
Talvez seja o alimento mais conhecido e utilizado por quem deseja aumentar a energia a qualquer hora do dia.

Tudo isso porque a bebida possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes, que estimulam o sistema nervoso central, nos deixando mais alertas.


Além disso, a cafeína provoca aumento da presença de adrenalina na corrente sanguínea – o que favorece a quebra das células de gordura, que passam então a atuar como combustível para os estudos.

Mas atenção!

Embora novo estudo tenha indicando que altas doses de café não ofereçam risco de AVC ou ao coração, o ideal é seguir a recomendação das autoridades de saúde e consumir até cinco xícaras por dia, preferencialmente distribuídas ao longo do dia.

Já que a cafeína pode causar insônia, agitação e dor no estômago por estimular a produção de suco gástrico – e você não quer que nada atrapalhe seus estudos, certo?


O café é o alimento que exige moderação na nossa lista de alimentos que dão energia para estudar.

7) Chá verde
chá verde

O chá verde também é fonte de cafeína e, portanto, melhora o desempenho em tarefas cognitivas de longa duração, que exigem estado de alerta.


No entanto, é um bom substituto ao café, pois, além de possuir dose menor de cafeína, diversos estudos relacionam o consumo regular de chá verde com uma melhor função cerebral.


Isso ocorre porque ele contém a. A L-teanina, substância ajuda na concentração e atenção.


Recomenda-se consumir até quatro xícaras ao dia de chá verde, distribuídas entre as refeições, de preferência no modo in natura e não saquinhos, para ter o máximo proveito da bebida.


8) Chocolate amargo
chocolate amargo

Muito mais do que o prazer causado pela endorfina que ele libera, o que melhora até o humor – o que também impacta na hora de estudar valendo -, o chocolate muitas propriedades que ajudam a dar energia, entre elas, a famosa cafeína.


Um estudo recente comprovou que, logo após a ingestão de cacau, há melhoras significativas na memória, atenção, retenção de dados visuais e, ainda, na rapidez do pensamento.


Como ele geralmente vem acompanhado de ingredientes bastante calóricos, como açúcar, a recomendação é dar preferência aos amargos e escuros, com maior concentração de cacau (pelo menos 70%) para garantir os benefícios sem impactar na balança depois.

9) Oleaginosas
oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas, entre outras oleaginosas, são fontes de  minerais como cálcio, selênio, potássio e magnésio, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia, e vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva.

Elas contêm, também, altos níveis de gorduras boas, conhecidas por otimizar o funcionamento do nosso cérebro.

Por isso, que tal fazer um mix de oleaginosas e beliscar durante os estudos melhor que esse?

 10) Ovos
ovos
Os ovos também são alimentos energéticos, sabia?

Eles contêm vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro, fazendo com que funcionem corretamente.


Além disso, a gema do ovo tem colina, substância que ajuda na memória, concentração e disposição.

Se você tomar um café da manhã reforçado com ovos, por exemplo, conseguirá ter mais disposição pela manhã para estudar.

11) Peixes
peixes
Salmão, cavala, arenque e sardinha são espécies de peixe ricas em ômega 3,  substância considerada essencial para o desenvolvimento e a manutenção do tecido cerebral, porque regenera células e otimiza a sinapse em nosso cérebro.

O ômega 3 também favorece a comunicação entre os neurônios.

Dessa forma, sua ingestão melhora a concentração, a memória e o aprendizado em geral.


Assim, a indicação é incluir peixe no cardápio, seja no almoço ou na janta, e dar preferência para as espécies de água salgada, pois contêm mais ômega 3.


CUIDADO! 5 ALIMENTOS PARA EVITAR!

Saber quais são os alimentos que dão energia para estudar inclui é importante, mas também é preciso entender quais não devem ser ingeridos.

A ideia aqui não é ser extremista e “proibir” o consumo de nenhum tipo de alimento.

Mas mostrar alguns efeitos colaterais que podem surgir e, por ventura, atrapalhar seus estudos. Veja, a seguir, 5 alimentos para evitar durante a rotina intensa de estudos.


1) Açúcar

Sorvetes, chocolates e até o café, frequentemente adoçado, são fontes de açúcar no dia a dia.

Embora seja um tipo de carboidrato e carboidrato é fonte de energia, o açúcar de mesa – ou o que é adicionado aos produtos industrializados – pode causar sensação de fadiga e queda no estado de alerta em até uma hora.

Estudos mostram que a alta ingestão pode causar efeitos tóxicos em nossa saúde mental. Portanto, se não for possível cortar totalmente o açúcar, ao menos reduza as quantidades ingeridas.


2) Álcool

O consumo excessivo de álcool já é conhecido por afetar negativamente a saúde, incluindo problemas cardíacos e hepáticos.

Novas pesquisas também associaram o álcool, mesmo em doses moderadas, está associado com um aumento do risco de danos cerebrais e de deterioração cognitiva, podendo provocar problemas de saúde mental e perda de memória.

3) Fast food

Na hora que o bicho pega, o prazo aperta e a prova tá logo ali, é comum procurarmos saídas mais fáceis e rápida até mesmo na hora de comer.

É aí que costumam aparecer os famosos fast foods.

No entanto, ao ingerir esses alimentos ricos em carboidratos simples, sal, gordura e conservantes artificiais, o organismo passa primeiramente por um estado de êxtase pelo efeito do açúcar no cérebro, para em seguida sofrer consequências mais graves como hipertensão, doenças cardíacas e obesidade.


Dê preferência à “comida de verdade”, nem que seja um prato-feito, que seus esforços renderão mais.


4) Gorduras

Enquanto as gorduras boas (insaturadas) presentes em alimentos como as oleaginosas são benéficas para os estudos, as gorduras ruins (saturadas e trans) são prejudiciais.


Essas, presentes principalmente em carnes e laticínios e produtos industrializados como margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos e bolos, podem aumentar o cansaço do estudante e diminuir a concentração, além de causar o efeito rebote, aumentando a sonolência.


5) Sódio

Que o sódio faz a pressão decolar – levando, assim, a um maior risco cardíaco – a maioria das pessoas já sabe.


Um novo estudo mostrou, recentemente, que o mineral está associado também a déficits cognitivos.

Pesquisadores notaram alterações nos vasos e a diminuição de fluxo sanguíneo para o cérebro.

Para completar, testes provaram que a capacidade de raciocínio e memorização é afetada. Melhor evitar, não é mesmo?

Conclusão

Você não é apenas o que pensa.

Você também é o que come e o que come é o que você pensa.

Para quem está em ritmo intenso de estudos, saber os alimentos que dão energia para estudar é essencial e pode ser decisivo em uma prova importante.

Claro que não precisa ficar neurótico e comer apenas os alimentos recomendados e excluir os demais.

Como tudo na vida, a palavra de ordem é moderação. Agora, bons estudos!

Seu filho ou filha tirou notas baixas no primeiro bimestre? Então já é hora de reverter a situação!



Notas baixas logo nos primeiros trimestre indicam que o aluno não iniciou bem o ano letivo. Um boletim com esses resultados assusta e afeta a autoestima de qualquer estudante, mas é importante ter em mente que ainda há tempo para reverter a situação. Em vez de os pais culparem os estudantes, o que realmente pode melhorar o rendimento escolar é a identificação dos motivos do baixo desempenho, a definição de uma estratégia de estudos e o apoio constante da família. Passadas as férias de julho, é a hora de recuperar o boletim. Separamos dicas que podem ajudar pais e estudantes a melhorarem o desempenho escolar.

São diversos os fatores que podem levar as notas a caírem e a compreensão do problema começa no bom contato dos pais com a escola em que o filho estuda. Comparecer às reuniões de pais e conversar frequentemente com professores e profissionais da escola são medidas que atenuam muitos problemas. Apesar da rotina desgastante de trabalho que, em geral, os pais têm, é de extrema importância que eles dediquem algumas horas do dia para acompanhar o filho durante as tarefas escolares.

Ajudar os filhos a encontrar a melhor forma de estudar em casa é uma preocupação constante que os pais devem ter. Algumas estratégias simples se mostram muito eficazes na otimização do ensino em casa. Por exemplo, assuma a responsabilidade pela nota. Embora talvez seja um grande golpe no orgulho da família, compreenda que você e seu filho são os responsáveis pela nota recebida. Os conflitos com os professores não devem acontecer. É sim muito importante a conversa com eles, mas de forma parceira e harmoniosa. Existem fatores externos que também podem influenciar uma avaliação, mas, na maioria dos casos, é importante perceber que é a família que precisa modificar hábitos se quiser que o filho melhore o desempenho.

O poder da rotina

Uma das alternativas é estabelecer uma rotina para o estudo em casa. Esse estudo preferencialmente deve ocorrer num ambiente preparado, que estimule a concentração. Por exemplo, deve ser um espaço arejado, tranquilo e com boa iluminação. A diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Canoas, Cristiane De Boite, lembra que é importante estabelecer limites até mesmo para a carga de estudos em casa. “No horário destinado ao estudo, que não deve ser maior do que 1 hora diária, é importante manter regras e deixar o estudante afastado da televisão, videogame, celular ou outros objetos que atrapalhem sua atenção”, afirma.

Dentre as competências da Nova Base Nacional Comum Curricular está a importância de desenvolvermos nos jovens a cultura digital, isto é, estimulá-los a utilizar, criar e compreender as tecnologias digitais de forma crítica e ética. É importante também ensiná-los a utilizar essas ferramentas a fim de comunicar-se, pesquisar, produzir informações e resolver problemas exercitando protagonismo e autonomia. Porém, eles precisam ser liberados com cautela e quem deve impor os limites são os pais e responsáveis. Dependendo da idade da criança, o uso dos equipamentos e o acesso da internet deve ser sempre supervisionado por um adulto.

Problemas de saúde podem afetar o rendimento

Em determinadas situações, o baixo rendimento escolar pode não ter ligação com a compreensão de conteúdos, mas estar relacionada a problemas de saúde ou até mesmo problemas emocionais. Alunos que sempre tiveram bom desempenho e apresentam um declínio inesperado podem estar, por exemplo, com a autoestima abalada por causa de algum problema que tenha ocorrido no ambiente escolar ou até mesmo familiar.

Nessas situações, Cristiane lembra que o ideal é um diálogo aberto e sem julgamentos com o estudante para entender o que se passa. “Afirmo sempre que o diálogo entre pais e filhos é fundamental. Os responsáveis precisam apoiar os estudantes e conduzi-los com amor e carinho, mas nunca esquecendo-se de que são eles que precisam estabelecer muito bem os limites.Os pais são os pais e não os amigos que permitem tudo”, destaca.

Problemas de visão também interferem muito no bom desempenho dos estudantes. Nestes momentos, professores são os grandes aliados da família na identificação do problema. Crianças, geralmente, não se dão conta quando a dificuldade para enxergar, por exemplo, começa a aparecer. É preciso estar atento a comportamentos que sinalizam essa dificuldade, como o aluno perguntar com frequência o que está escrito no quadro ou levantar-se da cadeira para tentar enxergar melhor.

Há ainda os problemas que exigem um acompanhamento psicopedagógico ou até mesmo psicológico, como alguns distúrbios que atrapalham a aprendizagem. Hoje é muito comum encontrarmos crianças com dificuldades de concentração, com hiperatividade, dislexia, entre outros. Para a diretora pedagógica, embora algumas dificuldades sejam mais complexas que outras, “é importante respeitar a criança, fazê-la sentir-se segura e amada e procurar sempre a ajuda profissional”. O problema se não tratado impede uma melhora no desempenho escolar. “É interessante reforçar que não existe fórmula mágica para fazer os filhos estudarem, mas incentivá-los, dando exemplo, sempre é o mais indicado”, finaliza Cristine.

Confira algumas dicas que podem ajudar a descobrir o motivo das notas baixas:

– Converse com o estudante sem ameaças ou julgamentos. Na maioria das vezes, quando o problema for por pura falta de estudo, os próprios alunos sabem onde falharam. Quando for de ordem emocional, um convite para conversar faz toda a diferença.

– Procure a escola e converse com os professores. O diálogo franco entre pais e educadores é determinante, pois o aluno toma consciência de suas responsabilidades ao ver os adultos falando a mesma língua.

– Estimule nos filhos o gosto pela leitura. Na medida do possível, dê livros de presente. Toda a criança ou jovem que lê bastante, tem mais facilidade para a aprendizagem.

– Quando observar a melhora do desempenho escolar, não esqueça de elogiar e motivar. Todo mundo gosta de um elogio e isso é determinante no resgate da autoestima do aluno.

– Diga sempre: “você consegue” – “você é capaz” – “eu acredito no teu potencial”

– Tenham uma agenda para anotar todas as tarefas escolares, bem como trabalhos, temas e provas. Os familiares têm obrigação de acompanhar a agenda e os cadernos dos filhos diariamente. Isso ajuda a criança ou o jovem a se organizar.

– O estudante precisa ter claro que sua única obrigação de fato é a escola e isso os pais devem cobrar e exigir. Se o aluno tem notas baixas porque não estuda, não realiza os temas e/ou trabalhos, ele deve arcar com as consequências desse ato e aí compete a cada família ver a melhor forma de fazê-los entenderem.

 

Fonte: Prefeitura de Canoas/RS

Entendendo o Processamento Auditivo Central (PAC)




 O que é Processamento Auditivo Central (PAC)?

É a habilidade do Sistema Auditivo Nervoso Central em utilizar a informação auditiva. Isto é, “é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que ouvimos”. O Processamento Auditivo Central envolve não somente a percepção dos sons, mas mais importante do que isso, envolve como nós identificamos, localizamos,  temos atenção, analisamos, memorizamos e recuperamos a informação auditiva.

Alterações no Processamento Auditivo Central pode ser confundido com TDAH, já que dificuldades no processamento do som podem ocasionar desatenção e, consequente agitação. Ao não conseguir processar o som no tempo ou de forma adequada, a pessoa deixa de compreender a mensagem auditiva, ou fica “atrasada” no entendimento do que esta sendo dito. Facilmente esta condição leva à desatenção e agitação, especialmente em sala de aula, onde o conteúdo auditivo tem grande importância.

O que é o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)?

É quando a pessoa tem a queixa de não ouvir bem, mas tem audição normal, ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida.

Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala, mesmo quando a audição periférica está normal e outras funções cognitivas estão preservadas. Isto é, o indivíduo não consegue analisar e/ou interpretar o que ouve em situações de vida diária, de aprendizagem e durante a aquisição de linguagem.

O TPAC pode ocorrer juntamente com outras alterações tais como o Transtorno de Aprendizagem, Transtorno Específico de Linguagem (DEL) e TDAH.

O TPAC pode causar sérios impactos psicoemocionais, educacionais e sociais. Pode afetar a compreensão de fala, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e a capacidade de percepção dos sons, prejudicando desta forma o aprendizado escolar, já que com o TPAC o processo cognitivo se inicia com alteração.

Quais pessoas podem apresentar o TPAC?

As dificuldades no Processamento Auditivo Central podem ocorrer em crianças e adultos

Como é feita o diagnóstico do TPAC?

A avaliação é multiprofissional contando com avaliação fonoaudiológica, neuropsicológica, neurológica e psiquiátrica. No entanto, a avaliação específica do processamento auditivo é realizada por uma fonoaudióloga que realiza testes em cabine acústica, onde o indivíduo é colocado com fones auriculares através dos quais são aplicados os testes. Podem ser avaliados pessoas a partir da idade mínima de 6 anos.

Qual é o tratamento?

Todas as dificuldades que aparecem no TPAC podem ser revertidas se tratadas adequadamente por equipe multiprofissional.

O trabalho específico da fonoaudióloga é feito com mudanças no ambiente, com intervenção direta denominada Treinamento Auditivo. Este treinamento se baseia no fato de que o cérebro humano é um órgão capaz de mudar e reorganizar suas conexões neurais, e para isso ele necessita de exercícios práticos e estimulação, com estímulos verbais e não verbais em vários contextos. A intervenção indireta refere-se à orientação aos pais e aos educadores quando a adaptações na rotina diária.

Quais as manifestações no comportamento de uma pessoa com TPAC?
  • Fala muito “Hã?”, “O que?”
  • Tem dificuldades em entender piadas ou duplo sentido
  • Os problemas de matemática são difíceis de interpretar
  • Tem dificuldade em contar um fato ou história
  • Possui dificuldade em seguir uma seqüência de tarefas que lhe foi falada
  • Tem fala diferente de outras crianças da mesma idade
  • Tem dificuldades para ler ou escrever ou outras dificuldades escolares
  • Faz inversões de grafemas (letras)
  • Tem alterações na noção de lateralidade
  • Tem agitação, hiperatividade ou apatia
  • Há dificuldade em compreender a mensagem acústica em ambientes ruidosos
  • Dificuldades quanto à comunicação oral e escrita, do comportamento social
  • Na criança há dificuldade de manter a atenção durante explicações verbais
  • Dificuldades de memorizar nomes e frases
  • Atrasos no desenvolvimento da linguagem

 

Fonte: https://tdahcampinas.com.br/transtorno-do-processamento-auditivo-central-tpac/

Por que as crianças gostam tanto da Patrulha Canina?

 


Patrulha Canina, também conhecida como PAW Patrol, é uma das séries favoritas dos pequenos da casa. Mas qual é a razão desse grande sucesso? Por que as crianças gostam tanto dessa série? Ao longo das linhas a seguir, vamos tentar responder a essas perguntas.

É preciso lembrar que, graças às plataformas de streaming, atualmente a maioria das crianças tem à sua disposição um vasto catálogo de séries animadas para curtir. No entanto, muitas delas pedem para ver Patrulha Canina repetidas vezes. Continue lendo e descubra alguns dos fatores que explicam esse fenômeno.

 

Argumento da série

Patrulha Canina é uma série infantil estrelada por um grupo de filhotes de cachorro e um menino de 10 anos que é especialista em tecnologia. Os cães que compõem a patrulha apresentam personalidades muito diferentes entre si, e cada um deles possui uma habilidade especial. Isso permite que resolvam de forma satisfatória os problemas que ocorrem na Baía da Aventura, lugar onde vivem.

 

Assim, os cachorros, juntamente com o menino, trabalham em equipe pelo bem da cidadania e enfrentam, a cada dia, uma missão ou desafio diferente.

Por que as crianças gostam tanto da Patrulha Canina?

Um dos motivos que fez de Patrulha Canina um sucesso é a música que toca no início de cada capítulo, que se caracteriza por ser muito cativante e fácil de aprender. Isso faz com que os pequenos cantem sem parar e que os pais e as mães que assistem a essa série juntamente com os filhos não consigam tirar essa famosa melodia da cabeça.

Outro fator que faz com que as crianças se apaixonem por essa série é o fato de cada um dos cães ter uma cor, uma raça, uma profissão e uma habilidade que os define. Assim, os pequenos podem reconhecer os cães facilmente e tendem a manifestar uma preferência por algum deles.

 

Além disso, a forma como a história é contada também é importante para analisar a popularidade da série. Todos os episódios de Patrulha Canina seguem o mesmo padrão, por isso eles são muito fáceis de acompanhar:

  • Ocorre um problema na Baía da Aventura.
  • Os cachorros e o menino se encontram e discutem o problema.
  • Eles selecionam um ou mais membros da Patrulha Canina para resolver o problema, de acordo com as habilidades necessárias para superar a missão.
  • Os cães escolhidos realizam as tarefas pertinentes para resolver o problema.
  • Eles resolvem o problema e todos ficam felizes.

Além disso, a cada capítulo, são mostradas várias situações engraçadas, o que adiciona um toque de humor ao enredo.

 

A campanha de marketing por trás da série  

Além do que foi exposto anteriormente, devemos acrescentar a importância da campanha de marketing e publicidade por trás dessa série. Basta ir a qualquer loja de brinquedos para perceber. As prateleiras estão repletas de diversos brinquedos e produtos com os rostos dos cães da Patrulha Canina, o que inevitavelmente chama a atenção dos pequenos da casa.

 

Sobre a Patrulha Canina…

Apesar de atualmente haver uma infinidade de séries e filmes de animação sobre animais, parece que Patrulha Canina tem algo de especial, já que há milhões de pequenos que, no mundo todo, seguem as aventuras desses filhotes de cachorro incondicionalmente. É por isso que essa série é considerada uma das maiores séries infantis do momento.

Conforme vimos, Patrulha Canina tem os ingredientes perfeitos para encantar as crianças, principalmente as que têm entre 2 e 7 anos de idade, mas também as mães e os pais que curtem cada um dos capítulos com seus filhos.

 

 Em resumo, essa série está marcando toda uma geração e agora você já sabe por que isso acontece.

 

Fonte: Sou Mamãe

Prefeitura de Igarassu – PE abre 126 vagas em seleção; até R$ 9,8 mil

 


Foi anunciado o edital nº 001/2022 do processo seletivo Prefeitura de Igarassu, no estado de Pernambuco, que irá contratar profissionais para atuar na Secretaria de Saúde do município. São 126 vagas para profissionais de nível superior, que receberão remuneração de até R$ 9.800,00 (varia conforme a carga horária exigida – até 40 horas semanais).

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período.

 

Distribuições das vagas no processo seletivo Prefeitura de Igarassu

 

As vagas ofertadas na seleção são para Médicos em diversas especialidades, sendo exigida graduação em Medicina, registro no conselho profissional e residência/especialização, conforme a área da vaga.

 

Das 126 vagas informadas, estão incluídas as oportunidades de ampla concorrência e aquelas destinadas a pessoas com deficiência (PcD). Veja a distribuição dessas vagas, conforme o local de atuação:

Unidades da Atenção Primária do Município de Igarassu

  • Médico da Atenção Primária: 14 vagas.

Policlínica São Lucas – PSL

  • Médico Endocrinologista: 2 vagas;
  • Médico Neuropediatra: 2 vagas;
  • Médico Neurologista: 2 vagas;
  • Médico Ortopedista e Traumatologista: 2 vagas;
  • Médico Psiquiatra: 3 vagas.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

  • Médico Psiquiatra: 3 vagas.

Centro Especializado Casinha Azul – CECAI

  • Médico Neuropediatra: 2 vagas.

Laboratório de Análises Médicas – LAME

  • Médico Pneumologista: 2 vagas.

NASF

  • Médico Ginecologista: 3 vagas.

SAMU Metropolitano

  • Médico Clínico Geral Plantonista: 10 vagas.

Centro de Saúde da Mulher – CSM

  • Médico Ginecologista Alto Risco: 3 vagas;
  • Médico Ginecologista-Obstetra: 2 vagas;
  • Médico Mastologista: 2 vagas.

Centro de Saúde do Homem – CSH

  • Médico Clínico Geral: 2 vagas;
  • Médico Ortopedista: 2 vagas;
  • Médico Urologista: 2 vagas.

Complexo Hospitalar de Igarassu – Emergência Adulto

  • Médico Clínico Geral: 23 vagas.

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

  • Médico Infectologista: 2 vagas.

Complexo Hospitalar de Igarassu – Emergência Pediátrica

  • Médico Clínico Geral: 23 vagas.

Complexo Hospitalar de Igarassu – CHI

  • Médico Anestesista: 2 vagas;
  • Médico Ecocardiografista: 2 vagas;
  • Médico Endocrinologista: 2 vagas;
  • Médico Neurologista: 2 vagas;
  • Médico Neuropediatra: 2 vagas;
  • Médico Ortopedista: 2 vagas;
  • Médico Proctologista: 2 vagas;
  • Médico Ultrassonografista: 4 vagas;
  • Médico Urologista: 2 vagas.

Processo seletivo Prefeitura de Igarassu: processo de inscrição

As inscrições para a seleção da Secretaria de Saúde de Igarassu poderão ser realizadas até o dia 12 de maio de 2022 pelo e-mail selecaomedicosigarassu2022@gmail.com, devendo o candidato enviar em anexo todos os documentos exigidos em edital.

A documentação a ser enviada deverá estar em arquivo único, no formato PDF e na mesma ordem informada no edital. No campo assunto, preencha da seguinte forma:

  • SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA 2022 – MÉDICOS e (NOME DO CANDIDATO).

Caso tenha alguma dúvida sobre a seleção, envie um e-mail para o mesmo endereço de inscrição citado anteriormente.

Etapas de seleção e edital

Os candidatos serão classificados conforme pontuação obtida na avaliação curricular e serão eliminados aqueles que obtiverem nota zero ou que não comprovarem os requisitos mínimos exigidos.

A nota máxima para essa avaliação é de 200 pontos e serão avaliados os cursos de residência, especialização, mestrado e/ou doutorado, cursos de capacitação e a experiência profissional do candidato.

Os detalhes dessa pontuação constam no edital do processo seletivo Prefeitura de Igarassu, disponível no site do município.

Enem 2022: prazo para inscrição começa na terça-feira


 

O prazo para inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, começa na terça-feira (10) e vai até 21 de maio.

A inscrição deve ser feita na página do participante do Enem. A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX e cartão de crédito.

Atenção: os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.



Novidade na aplicação

Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:

  •     e-Título,
  •     Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e
  •     RG Digital.


O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas.

Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.



Inglês ou espanhol? Prova impressa ou digital?

O candidato deve escolher, no ato da inscrição, se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol.

Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

É importante lembrar que a versão informatizada:

  •     também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa;
  •     traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.


Confira o cronograma

  •     Inscrições: 10 a 21 de maio
  •     Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  •     Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  •     Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  •     Provas: 13 e 20 de novembro


Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

13 de novembro

 O candidato deverá fazer:

  1.  45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  2.  45 questões de ciências humanas
  3.  e redação.


20 de novembro

A prova trará:

  1.     45 questões de matemática
  2.     e 45 questões de ciências da natureza.


Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  •     Abertura dos portões: 12h
  •     Fechamento dos portões: 13h
  •     Início das provas: 13h30
  •     Término das provas no 1º dia: 19h
  •     Término das provas no 2º dia: 18h30

 

Fonte: G1